29/08/2004

Exposições #2: Edgar Cardoso (1913-2000), Os Mecanismos do Génio

Até ao fim deste mês está patente no Museu dos Transportes e Comunicações (no antigo edifício da Alfândega, no Porto) a exposição Edgar Cardoso - Os Mecanismos do Génio. Fui perto do fim, mas ainda a tempo... Nela pode-se perceber melhor a história deste engenheiro civil, e da audácia que colocou nas obras que concebeu.



Das várias histórias que por lá se contam, há aquela passada aquando da inauguração da Ponte da Arrábida, em 1963, quando se juntou uma multidão, especialistas estrangeiros incluídos, para assistir ao seu desabamento! Quarenta e um anos depois, a ponte, essa, ainda lá está...


Ponte da Arrábida

Podem-se ainda ver as suas ferramentas de trabalho, incluindo os instrumentos que ele próprio inventou, o seu gabinete e inúmeros desenhos e maquetes de pontes. O conjunto de inovações temerárias, as soluções técnicas encontradas para resolver os problemas mais bicudos, a engenhoca que idealizou para tirar fotografias a 360º, tudo isto está muito bem explicado e ilustrado nesta exposição . Por não ser permitido nela tirar fotografias, deixo aqui registos fotográficos de algumas das suas obras, bem como endereços de algumas páginas na internet com informação adicional.



Ponte de S. João

Links

http://www.cm-porto.pt/pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=452888
http://paginas.fe.up.pt/~azr/pontes/edgar.htm
http://www.engenharia.com.pt/esxx_investigacao_22.asp?tema=1581
http://ptvip.com/notaveis/edgarcardoso/