05/09/2004

Compositores #3: Witold Lutoslawski (1913-1994)

Na passagem dos 10 anos da morte do compositor polaco Witold Lutoslawski, deixo aqui uma pequena biografia, alguns discos e uns quantos endereços virtuais para eventual consulta.



Talento precoce, Lutoslawski desde muito cedo mostrou uma enorme aptidão para a música. Não teve, todavia, vida fácil: terminados os estudos na sua cidade natal, Varsóvia, não lhe foi permitido prossegui-los em Paris, como era seu desejo, visto os seus serviços terem sido requisitados para ajudar ao esforço de guerra. Chegou mesmo a estar preso pelos alemães, mas lá arranjou forma de escapar e regressar a Varsóvia. Por essa altura, e estamos a falar do início dos anos 40, em plena 2ª guerra mundial, Lutoslawski formou um duo com outro bem conhecido compatriota, o compositor Andrzej Panufnik (1914-1991). Tocavam piano nos cafés da cidade, interpretando obras por eles compostas e transcrições de obras de outros compositores.

O fim da guerra não lhe resolveu todos os problemas, viu mesmo a sua 1ª sinfonia ser banida pelo regime estalinista.

Fortemente influenciado por Debussy, Ravel, Stravinsky e Bartók, as suas últimas composições pertencem essencialmente a dois géneros musicais: o vocal e o sinfónico. É desta fase que data a Sinfonia Nº4, uma das suas mais conhecidas obras.


CDs




Links

http://www.culture.pl/en/culture/artykuly/es_lutoslawski
http://www.bbc.co.uk/cgi-perl/music/muze/index.pl?site=music&action=biography&artist_id=47539
http://www.schirmer.com/composers/lutoslawski/bio.html