15/10/2004

Compositores #4: Alexander Zemlinsky (1871-1942)

Não é dos compositores mais conhecidos hoje em dia, foi bem mais popular no seu tempo. Passam agora 133 anos sobre o nascimento do compositor austríaco Alexander Zemlinksy, a 14 de Outubro de 1871.


Zemlinsky

Como é normal nestas coisas, foi também um talento precoce e um estudante de música brilhante: apenas uma vez durante os seus estudos no Conservatório não teve a nota máxima! Ao longo da sua vida teve a oportunidade de travar conhecimento com outros compositores, como Gustav Mahler e Franz Schreker, mas o seu grande amigo viria a ser Arnold Schoenberg. Curiosamente, Zemlinsky nunca se converteu à música atonal...

Schoenberg com Zemlinsky
Escola de Música de Praga

Esteve 16 anos à frente da Escola de Música de Praga, após o que se mudou para Berlim. A subida ao poder de Hitler forçou-o a abandonar a cidade, altura em que regressou a Viena. Estávamos no Verão de 1933. Menos de 5 anos depois deu-se a anexação da Áustria, e a 10 de Setembro de 1938, Zemlinsky e a família tiveram que zarpar. Praga, Roterdão e Bolonha foram meros pontos de passagem, Nova Iorque o destino final.

Da sua obra destacam-se sobretudo as óperas (compôs um total de 8) e as obras vocais, géneros em que se sentia particularmente à vontade. Compôs ainda várias obras orquestrais, incluindo 4 sinfonias, e música de câmara. A sua sétima ópera, Der Kreidekreis, estreou-se em Zurique em 1933, e na Alemanha em 1934. Aqui foi de imediato banida pelos nazis, tendo voltado aos palcos alemães apenas 21 anos depois!

CDs



Alexander Zemlinsky
Die Seejungfrau. Symphony in D minor.
Czech Symphony Orchestra
Antony Beaumont
Chandos CHAN10138




Alexander Zemlinksy
Lieder.
Steven Kimbrough (bar), Cord Garben (pf)
Arts Music New CD 47613-2

Internet

http://www.brainyencyclopedia.com/encyclopedia/a/al/alexander_zemlinsky.html
http://www.zemlinsky.at/
http://www.chandos.net/