07/10/2004

Lugares - 23

Situado em Roriz, Santo Tirso, o Mosteiro de Santa Escolástica foi fundado em 1935 por uma monja francesa e cinco portuguesas.




Tivemos agora a oportunidade de usufruir da hospitalidade e simpatia das monjas beneditinas. Passa-se a porta daquele mosteiro e tudo muda, a naturalidade com que procuram agradar e ajudar o próximo choca-nos, por pouco usual nos tempos que correm.

A indisponibilidade momentânea da monja hospedeira fez com que fosse uma outra a servir-nos de guia pelos meandros do mosteiro. De vetusta idade e pronunciada corcunda, com uma simpatia irradiante, lá nos foi mostrando as diversas divisões, uma a uma, inicialmente no andar térreo, depois orientando-nos escadas acima para as celas individuais e para as salas de meditação e de convívio. Não poderemos esquecer o orgulho com que nos mostrou aquelas celas pequenas e mínguas, com mobiliário do mais simples e modesto, e ostentando uma arrumação e limpeza admiráveis.

De lá trouxemos uma caixa de bolachas absolutamente deliciosas, feitas pelas monjas a partir dos produtos naturais provenientes da quinta que elas mesmas cultivam. Trouxemos também na memória o olhar daquela monja, que no passado Sábado fez de hospedeira para nos mostrar os aposentos; aquela meia hora foi suficiente para nos fazer entender que há outros mundos e outras formas de estar na vida. Fica o registo da nossa admiração e do nosso agradecimento.