11/10/2004

Lugares #24

A área administrativa de Brugge concentra-se numa outra praça, chamada "Burg". Aí encontramos os edifícios da Câmara Municipal e do antigo Registo Civil, bem como a Basílica e a Capela do Sagrado Sangue (Chapel of the Holy Blood). O que já não encontramos é a Fortaleza do Conde Baldwin nem a Igreja de S. Donatius, há muito desaparecidas. Era aliás nessa igreja que se encontrava sepultado o pintor flamengo Jan van Eyck (ver post Lugares - 19, de 23 de Setembro).

O edifício da Câmara, em estilo gótico, foi construído em 1376. Tem 6 magníficas janelas e 48 estátuas. As pinturas bíblicas e as estátuas dos Príncipes Flamengos que ostentava inicialmente foram destruídas em 1792, em plena Revolução Francesa.




Colado à Câmara temos o edifício do antigo Registo Civil, este em estilo renascentista e construído entre 1534 e 1537. As estátuas decorativas foram igualmente destruídas em 1792, mas neste caso foram reconstruídas e ainda hoje encimam orgulhosamente o edifício. Desde 1883 funciona como Tribunal de Paz.



A Basílica do Sagrado Sangue fica do outro lado da Câmara. Data do século XII e foi promovida a basílica em 1923. A basílica fica na parte térrea enquanto que no primeiro andar fica a capela. A fachada foi também destruída durante a revolução francesa e reconstruída posteriormente.




Internet


continua