18/11/2004

Exposições #5: Carlos Relvas (1838-1894)

Até ao dia 9 de Janeiro de 2005 estarão em exposição no Museu Nacional de Soares dos Reis variadíssimas fotografias de Carlos Relvas.


Carlos Relvas

Fomos lá, e fomos apanhados de surpresa, não estávamos minimamente à espera de ver tão gloriosa colecção de fotografias. Alguns dos extraordinários feitos deste português do século XIX são-nos também descritos; outra surpresa! O nome era-nos completamente desconhecido, não merece sequer honras de figurar em (maior parte das) enciclopédias. O conjunto de prémios de fotografia é inacreditável, e onde se inclui, por exemplo, uma medalha de ouro conquistada na Exposição Mundial de Paris de 1878. Conforme referi, também lá estão as histórias de alguns episódios da vida de Carlos Relvas, mas não vão ser contadas aqui, terão que lá ir!



Além de fotógrafo, Carlos Relvas foi inventor, músico, lavrador, cavaleiro tauromáquico e mestre de equitação. Desportista nato também fazia parte do curriculum.

Na década de 70 do século XIX construiu um estúdio fotográfico na sua terra, Golegã, aparentemente a primeira construção a nível mundial a ser erigida destinada exclusivamente para esse fim. Está hoje transformada em Casa-Museu, que ostenta o seu nome.

Será, numa próxima oportunidade (terminadas as obras e reaberto ao público), o destino de um dos nossos passeios, ou eu não me chame... huummm... HVA...


Internet