23/12/2004

Lugares - 36

Chennai é hoje uma cidade com cerca de 7 milhões de habitantes, sendo a 4ª maior da Índia, atrás de Nova Deli, Calcutá e Mumbai (Bombaim). Refira-se que a Índia já ultrapassou os 1.000 milhões de habitantes, aproximando-se rapidamente da China na corrida para o país mais populoso do planeta.



O livro Madras Rediscovered de S. Muthiah dá-nos algumas pistas interessantes sobre a origem da cidade, e onde os portugueses aparecem naturalmente envolvidos (já o mesmo me tinha acontecido em Singapura, ver postais dos primórdios deste blogue:
Lugares - 1, de 7 de Julho e Lugares - 2, de 8 de Julho). Sabe-se que a origem da cidade data do ano de 1639, altura em que dois britânicos, Andrew Cogan e Francis Day receberam um pedaço de terra dos governantes locais, e nele estabeleceram um entreposto comercial.

O local foi designado por diferentes nomes dependendo da origem dos autores, mas todos eles andam à volta do nome Madras (Madrapatnam, Madrazpatam, Madrispatnman, etc.). Uma das versões para justificar a escolha daquele local diz que tal se deveu ao facto de Francis Day, mulherengo por vocação, ter uma amante portuguesa que vivia não muito longe dali...

Dentre as várias hipóteses aventadas para a origem do nome Madras há uma que envolve portugueses, e que é mesmo considerada pelo autor do livro como a mais plausível. Desde os inícios do século XVI havia uma pequena colónia portuguesa em San Thomé, localidade que ficava ligeiramente a sul do ponto onde viria a nascer Madras. A família mais proeminente, abastada e também benificente tinha o apelido de Madra (ou Madera ou Madeiros, aparentemente há algumas dúvidas neste ponto), e admite-se que tenham dado o nome ao local.

Desde o seu início que os documentos oficiais dão o nome da cidade como Madras, em inglês, e Chennai, em tamil. Durante 350 anos o seu nome oficial foi Madras, mas em 1996 foi alterado definitivamente (até hoje...) para Chennai.



Através de eventuais amantes ou de destacadas famílias, o que é certo é que os portugueses estão indelevelmente ligados às origens de Chennai, cidade da costa oriental da Índia.


Internet

http://www.businesstravellerindia.com/200205/places1.shtml