11/12/2004

Ordem de Malta - 10

Ligações estreitas entre história e gastronomia permitem-nos cozinhar este postal, na expectativa de que o estrugido esteja à altura. O responsável por esta ligação tem o conveniente nome de Cruz de Malta, e é um restaurante que fica em Rio Meão, uma pequena freguesia de Santa Maria da Feira.


Cruz de Malta

A distingui-lo dos outros tem duas coisas fundamentais: o nome, naturalmente, mas também o facto de, em vez da habitual ementa que apenas serve para efectuar as escolhas gastronómicas e ser devolvida à proveniência, recebermos um desdobrável que contém, entre outras coisas, a história da Ordem de Malta em Rio Meão.



Enquanto aguardamos as iguarias podemos ir alimentando o conhecimento, ficando a saber, por exemplo, a data da mais antiga referência escrita a Rio Meão que se conhece, e a da doação da respectiva igreja à Ordem de Malta, durante o reinado de D. Sancho I, o Povoador (1154-1211). Havendo indicações de que a Ordem dos Hospitaleiros, mais tarde Ordem de Malta, entrou em Portugal no início do século XII (ver postal Ordem de Malta - 9, de 28 de Novembro), verificamos que não tardaram muito a chegar a Rio Meão.

É também da maior justiça referir a excelência da comida, e estão criadas todas as condições para uma boa refeição: ambiente agradável, boa comida, bebida à altura e interessante leitura a complementar o cardápio. Atraídos?! O mapa segue em anexo. Boas ingestões!