31/07/2004

Férias #2

De regresso a casa, depois de duas semanas no nosso vizinho ibérico. Reduzido a dois canais possíveis (CNN, Eurosport) e uns tantos impossíveis (todos os outros, e aquela mania irritante de dobrarem tudo para castelhano; ouvir o Sean Connery a expressar-se naquela língua revolveu-me as tripas). Do mais visto dos dois possíveis (CNN), saliento:
  1. Durão Barroso foi referido uma vez...
  2. Portugal não teve qualquer referência. Talvez após queimarmos mais uns pinheiros a coisa se componha...
  3. Portugal não tem sequer uma cidade sua na lista das contempladas com as previsões metereológicas. E a lista não é assim tão pequena... Não foi por aí que fiquei a saber o tempo que fazia por aqui.
  4. Na secção noticiosa "World News" os temas principais eram a Convenção Nacional dos Democratas (Americanos, claro), a visita surpresa de Collin Powell ao Iraque, o retiro intencional e tradicional do Presidente (Americano) durante a Convenção Democrata por forma a fugir aos holofotes dos media (e daí a referência persistente em todos os noticiários...). Terá havido porventura uma ou outra referência a assuntos não directamente americanos...

Daí também aquela história de chamarem aos campeonatos internos "World Series"... Ou aquela competição automóvel a que deram o nome extraordinário de "American Le Mans". Se os Franceses não se põem a pau ainda vão ter que mudar o nome para "24 Heures de la Française Le Mans"...

16/07/2004

Férias #1

Nas próximas duas semanas.
Havendo um computador à mão e vontade de escrever talvez se acrescente algo. Talvez. Ou talvez as férias sejam também de computadores.

Lugares #6

As deambulações pela Beira Interior, além de gastronomicamente gratificantes, permitem-nos apreciar construções, lugares, paisagens que nos surpreendem sempre e nos deixam pensativos por vezes. E muita gente tem ao longo dos tempos pensado na finalidade com que terá sido construída a torre de Centum Cellas. Teorias não faltam (ver por exemplo o site do IPPAR), por agora fiquemos com as imagens e com o convite: se forem para aquelas bandas...


Maestros #1: Carlo Maria Giulini (1914-)



O maestro Carlo Maria Giulini nasceu em Barletta, Itália, em Maio de 1914. Comemorou este ano o nonagésimo aniversário, e da sua vida de maestro destaco algumas datas relevantes:

  • 1944 - Estreia-se como maestro, depois de vários anos como tocador de viola.
  • 1955 - Primeiros concertos nos Estados Unidos, em Chicago.
  • 1969 - Maestro convidado da Orquestra Sinfónica de Chicago.
  • 1973 - Maestro Principal da Orquestra Sinfónica de Viena (até 1976).
  • 1978 - Director Musical da Orquestra Filarmónica de Los Angeles (até 1984).

Da sua vasta discografia há um disco que aprecio especialmente: a gravação ao vivo da Missa de Requiem de Verdi, efectuada em 1963 no Royal Albert Hall. O disco saiu na editora BBC Legends, com a referência BBCL4029-2. Fica o registo, e a vontade de evitar tributos e homenagens póstumos.

15/07/2004

Lugares #5

Uma breve deslocação à Holanda e a última manhã antes do regresso passada em Amesterdão, o que permitiu reduzir a lista de CDs por comprar. A visita foi à loja do costume, na Kalverstraat, mesmo à beira do Museu da Madame Tussaud. E é sempre um prazer descer as escadas para a secção de música clássica e encontrar menos gente e muitos mais discos do que na FNAC...



12/07/2004

Poetas #2: Pablo Neruda (1904-1973), La Muerte

He renacido muchas veces, desde el fondo
de estrellas derrotadas, reconstruyendo el hilo
de las eternidades que poblé con mis manos,
y ahora voy a morir, sin nada más, con tierra
sobre mi cuerpo, destinado a ser tierra.

No compré una parcela del cielo que vendían
los sacerdotes, ni acepté tinieblas
que el metafísico manufacturaba
para despreocupados poderosos.

Quiero estar en la muerte con los pobres
que no tuvieron tiempo de estudiarla,
mientras los apaleaban los que tienen
el cielo dividido y arreglado.

Tengo lista mi muerte, como un traje
que me espera, del color que amo,
de la extensión que busqué inútilmente,
de la profundidad que necesito.

Cuando el amor gastó su materia evidente
y la lucha desgrana sus martillos
en otras manos de agregada fuerza,
viene a borrar la muerte las señales
que fueron construyendo tus fronteras.

11/07/2004

Lugares #4

D. Sancho II (1209-1248) povoou-a e deu-lhe a carta de foral em 1228. Sortelha foi sede de concelho até 1855, e tem hoje cerca de 800 habitantes. Fica na Beira Interior e é uma das aldeias históricas de Portugal. Não consta que o bar "As Boas Vindas" venha do tempo do rei que subiu ao trono aos 13 anos, mas contribui certamente para tornar a visita mais histórica.




Músicos #1: Tom Waits (1949-), Step Right Up

"For the lyrics to 'Step Right Up' send by prepaid mail a photo of yourself, two dead cripping charlies, and a self addressed stamped envelope to:
the Tropicana Motor Hotel, Hollywood, California
c/o Young Tom Waits

please allow 30 days for delivery"


Tom Waits, Small Change, 1976

10/07/2004

Poetas #1: António Manuel Couto Viana (1923-), Ermo

Eu vim ao mundo de hoje oito séculos antes
Da nuvem de napalm, antes do mar vazio,
A minha mãe: Espanha, de espadas arrogantes,
O meu pai: Portugal, em forma de navio.

Mas a espada oxidou, o navio perdeu
O rumo do ignoto, as velas da aventura,
E o germe que gerou a alma que sou eu
Estiolou no ventre da colheita futura.

Sou ermo neste mundo, frio no coração,
Uma lágrima ardente nos olhos da memória:
Ninguém para aprumar a pedra de um padrão!
Ninguém para lutar por orgulho da História!


António Manuel Couto Viana

08/07/2004

Lugares #2

Embalado pela vitória na batalha naval de Diu (1509), Afonso de Albuquerque (1462?-1515) prosseguiu a sua política imperialista, que o levou, em 1511, a conquistar a cidade de Malaca, que iria dentro de alguns anos retirar muita da importância comercial de Singapura. Malaca manter-se-ia sob domínio português até 1641, quando foi tomada pelos Holandeses. Estes factos são descritos pelo historiador João de Barros (1496?-1570) nas suas Décadas II, e explicam parte da história de Singapura.


Fort Canning Park

Mr. Barroso #2



Será?!...

07/07/2004

Lugares #1

Em 1819 Sir Stamford Raffles fundou Singapura. Duzentos anos antes os Portugueses travaram duras batalhas naquela zona, e em 1613 os navios portugueses chegaram mesmo a bombardeá-la. Uma parte da história de Singapura pode ser lida nos vários painéis existentes nos jardins do Fort Canning Park, que fica bem no centro da cidade país. Ao ler esses painéis ficamos também a saber um pouco mais da nossa própria história.


Fort Canning Park

Mr. Barroso #1

"In the eyes of his fellow prime ministers and presidents, in short, his chief asset is that he is little known and sufficiently low-key to have given no great offence to any of them"
- The Economist
Se soubessem o "fellow prime minister" que estão em vias de nos arranjar talvez tivessem em maior consideração aquele que nos levaram...

06/07/2004

Frases #1

"The average man is destitute of independence of opinion. He is not interested in contriving an opinion of his own, by study and reflection, but is only anxious to find out what his neighbour's opinion is and slavishly adopt it"
- Mark Twain

Porto


Parque Cidade

O ponto de partida.