09/01/2005

Batalha de S. Mamede - 1

A propósito de um local que visitámos recentemente, vou aqui referir em breves linhas uma passagem da nossa história, ligada à fundação de Portugal.

Como é sabido, uma boa parte dos séculos X a XII foi passada em lutas várias com os muçulmanos, que fizeram com que a fronteira entre cristãos e muçulmanos se movesse frequentemente, umas vezes para sul, outras nem por isso.

Nos finais do século XI, D. Afonso VI, rei de Leão e de Castela, recebeu preciosa ajuda nessas lutas de D. Henrique e de D. Raimundo de Borgonha. Em reconhecimento disso casou D. Raimundo com D. Urraca, sua filha legítima, e D. Henrique com D. Teresa, não tão legítima...

Em 1096 atribuiu o governo do condado da Galiza a D. Raimundo e o dos territórios entre o Minho e o Tejo a D. Henrique. A sul daí dominavam os muçulmanos, daí a delimitação.



D. Henrique mostrou-se hábil governante, conseguindo suster as investidas inimigas e mesmo alargar o território sob o seu comando.

Com as mortes, em 1107, de D. Raimundo, em 1108, de seu filho D. Sancho, herdeiro da Coroa de Leão e Castela e, no ano seguinte, de D. Afonso VI, a situação complicar-se-ia muito, criando as condições para os acontecimentos que se seguiram.


continua