03/01/2005

Lugares - 40

O Fort St George, em Madras (hoje Chennai), foi construido em meados do século XVII, e pouco tempo depois tornou-se no quartel-general das forças britânicas na Índia.



Nem sempre esteve em mãos inglesas, contudo. Em 1746 os franceses tomaram-no de assalto, apenas tendo regressado à posse britânica 3 anos depois. Nessa altura destacou-se Robert Clive (1725-1774), geralmente considerado o principal responsável pela fundação do Império Britânico da Índia, pelas sucessivas vitórias militares que obteve.


Robert Clive

Hoje em dia o forte alberga o Governo Provincial de Tamil Nadu. Há um outro edifício, já parcialmente em ruínas, que representa a cidade de Madras à altura da época colonial, e que volta a trazer a estas páginas o Duque de Wellington.


Arthur Wellesley

Nos finais do século XVIII, Richard Wellesley, irmão mais velho de Arthur Wellesley, era Governador Geral da Índia, embora aqui o geral não seja tão abrangente quanto se poderá pensar, dado haver ainda locais, nomeadamente a sul, ainda não subjugados ao poder britânico. Pois Arthur Wellesley, cerca de uma dezena de anos antes de vir para Portugal ajudar na luta contra os invasores franceses (chegou em Agosto de 1807, conforme
este postal que publiquei em Setembro), andou em campanha na Índia, tendo vivido algum tempo (por volta de 1798) em Madras. Só mais tarde se viria a destacar nas lutas contra as forças napoleónicas, que lhe valeriam a promoção a Duque de Wellington. Não há volta a dar-lhe, onde quer que nós vamos acabamos sempre por achar laços que nos ligam à nossa própria história!



Internet

http://sify.com/itihaas/fullstory.php?id=13374087
http://www.imsc.res.in/Madras/mad-f1.html
http://www.sscnet.ucla.edu/southasia/History/British/Clive.html