27/03/2005

Exposições #6: Cruzeiro Seixas (1920-)

O motivo para irmos a Santo Tirso foi a exposição que lá esteve patente de obras do pintor surrealista Cruzeiro Seixas.



Decorrendo a exposição no Museu Abade Pedrosa, e ocupando este uma das aulas do antigo mosteiro beneditino de Santo Tirso, aproveitámos naturalmente para também o visitar. Ao Mosteiro de S. Bento, fundado no século X, foram adicionadas uma casa religiosa no século XI e a actual igreja, já no século XVII.




A forma como vemos as coisas vai sendo também moldada pelos comentários que vamos recebendo, chamando a atenção para insensibilidades gritantes. Até há algum tempo atrás não olhávamos devidamente para as criações da natureza, conforme notaram (acertadamente) os autores do blogue Dias com Árvores. Mais recentemente o autor do Blog do Alex realçou a nossa indiferença relativamente à heráldica. Olhando retrospectivamente aquilo que por aqui se foi mostrando somos forçados mais uma vez a dar a mão à palmatória, e começamos desde já a corrigir o erro mostrando o brasão que encima a entrada do museu:



E já que por ali andávamos de objectiva em riste, e os sinais de Primavera antecipada enchiam-nos a vista, não perdemos a oportunidade de embelezar o álbum...