03/04/2005

Compositores #29: Franz Berwald (1796-1868)

Actualmente é apresentado como o grande compositor sueco do século XIX, ou mesmo como a mais destacada personalidade musical que aquele país viu nascer. Enquanto vivo, contudo, só muito tardiamente Franz Berwald viu o seu valor ser minimamente reconhecido no seu país natal. Faleceu no dia 3 de Abril de 1868.


Franz Berwald

O insucesso inicial verificado em casa levou-o a Berlim primeiro e a Viena depois. Os vários projectos operáticos em que esteve envolvido na cidade alemã não deram os resultados esperados. Se dinheiro ganhou nessa altura foi da clínica ortopédica que lá abriu, não de qualquer actividade relacionada com a música... Berwald renegou mesmo a maior parte das obras que compôs até cerca de 1840, apenas se salvando uma Serenata para tenor e 6 instrumentos e o Septeto, compostas entre 1825 e o fim dessa década. O seu período mais criativo coincidiu com a mudança para Viena, no início dos anos quarenta.

Das 4 sinfonias que escreveu apenas a foi estreada ainda em vida do autor. Apesar do reconhecimento que foi gradualmente obtendo na Alemanha e na Áustria, continuava largamente ignorado na Suécia. A tal ponto que, aquando do seu regresso, em 1949, se viu forçado a ir trabalhar para uma fábrica de vidro para garantir o sustento... As suas candidaturas ao Conservatório de Estocolmo foram sucessivamente rejeitadas. Apenas foi aceite como professor de composição em 1867, no ano anterior ao da sua morte.


CDs



Franz Berwald
Piano Trio No.2. Quartet for Piano and Wind. Grand Septet.
Gaudier Ensemble
Hyperion CDA66834

Franz Berwald
String Quartets - No.1; No.2 & No.3.
Yggdrasil Quartet
BIS CD-759

Franz Berwald
Symphony No.3, "Sinfonie singulière".
+ obras de J. Strauss I, J. Strauss II, Mendelssohn, Mozart,
Nielsen, Prokofiev, Tchaikovsky & Tiessen.
Berlin Radio Symphony Orchestra
Berlin Philharmonic Orchestra
London Philharmonic Orchestra
Swedish Radio Symphony Orchestra
Danish National Symphony Orchestra
Sergiu Celibidache
EMI 5 62872-2

Franz Berwald
Battle of Leipzig. Concerto for two Violins and Orchestra.
John Lörstad, Andreas Hagman (violinos)
Malmö Opera Orchestra
Niklas Willén
Sterling CDS1051-2


Internet

http://www.from-sweden.com/people/index.php?categoryID=30&id=48
http://en.wikipedia.org/wiki/Franz_Berwald