06/04/2005

Lugares #67

Continuando à volta com as lendas, desta vez com uma que tem a ver com os primórdios de Portugal. Neste postal, publicado em Janeiro último, falou-se da Batalha de S. Mamede, ocorrida a 24 de Junho de 1128, e da consequente subida de D. Afonso Henriques ao governo do Condado Portucalense.

Ao fidalgo Egas Moniz, um abastado e influente homem, membro da Corte de D. Henrique, ter-lhe-ia sido por este prometido que iria ser o responsável pela educação de seu primeiro filho. Tarefa que mais importante se viria a revelar, dado D. Henrique ter falecido tinha D. Afonso Henriques apenas 3 anos.

Diz a lenda que D. Afonso Henriques nasceu defeituoso de pernas, não formoso como se esperaria. Apesar de tal malformação Egas Moniz tomou a seu cargo a criação do filho de D. Henrique. Um dia, contava D. Afonso Henriques5 anos, apareceu Nossa Senhora em sonho a Egas Moniz, instruindo-o a ir a um certo local e a lá cavar até achar uma igreja. Lá deveria encontrar igualmente uma imagem de Nossa Senhora e um altar, sobre o qual D. Afonso Henriques teria que ser colocado.

O fidalgo Egas Moniz assim procedeu. Mal amanhaceu pôs-se a caminho, abriu o buraco no local que lhe havia sido comunicado, e encontrou a igreja. A lenda termina dizendo que D. Afonso Henriques, posto sobre o altar, ficou com as pernas completamente sãs e que, por via disso, se mandou erguer no local o Mosteiro de Cárquere.

Mosteiro esse que ainda hoje lá se encontra, na
freguesia do mesmo nome pertencente ao Município de Resende. E por detrás da talha do actual altar da capela-mor do mosteiro encontra-se o que se supõe ser o altar primitivo e local do milagre descrito:




Internet

http://www.eb1-passos-resende.rcts.pt/milagre-de-carquere.html
http://carquere.com.sapo.pt/principal.htm


Eindhoven, Holanda