10/04/2005

Lugares #68

Haverá porventura acordos complementares à Concordata que desconhecemos, visíveis pela sintonia perfeita no âmbito da gestão dos edifícios: os museus estão invariavelmente encerrados no Domingo de Páscoa (com a honrosa excepção deste ano), os monumentos religiosos quando nós lá queremos ir!

Um dia destes metemo-nos à estrada e fomos a Arganil, pequena vila do distrito de Coimbra famosa pelo Rallye de Portugal (nos bons velhos tempos) e pelos incêndios (todos os anos, qualquer que seja o tempo), e onde se encontram algumas das raízes do autor deste blogue.

Logo à partida havia um local que queríamos visitar, pela vista magnífica que proporciona sobre a vila e por uma outra razão a que voltaremos adiante: Mont'Alto.




Ainda antes do cume do monte existe uma pequena capela construída no século XVIII, a do Senhor da Ladeira, e onde se encontra um Menino Jesus vestido de... Napoleão Bonaparte. Pois está-se mesmo a ver que a capela se encontrava fechada, sendo apenas possível vislumbrar o objectivo através de uma das pequenas janelas frontais. Assim sendo, e na ausência das imagens que fechariam este postal em beleza, deixamos aqui duas que pensamos irem constituir uma ajuda preciosa para os leitores: basta imaginarem o menino à esquerda vestido com a indumentária do senhor à direita, depois de devidamente encolhida, está bom de ver...