01/05/2005

Compositores #30: Antonin Dvorák (1841-1904)

No ano passado comemorou-se o centenário da morte do compositor checo Antonin Dvorák, assinalado no desNorte neste texto publicado a 16 de Dezembro, dia em que, em 1893, ocorreu a estreia da sua sinfonia mais conhecida, a Do Novo Mundo. Hoje passam exactamente 101 anos sobre a sua morte, e Dvorák volta às páginas deste blogue.


Antonin Dvorák

Apesar da sua quase obsessão pela ópera, a notoriedade de Dvórak não adveio das obras que compôs dentro desse género musical. Há uma obra que o marca indelevelmente, e que ainda hoje lhe garante reconhecimento generalizado: trata-se da referida Sinfonia Nº9 "Do Novo Mundo", com direito a mais de 100 gravações diferentes disponíveis no mercado!

Pois nós aqui não seguiremos os trilhos mais populares, renderemos antes a devida homenagem operática, género a que o compositor se dedicou em exclusivo nos últimos anos da sua vida. Da sua primeira ópera, Alfred, não há (tanto quanto por aqui sabemos...) edições em disco. Mais sucesso tiveram algumas das seguintes: The Stubborn Lovers, Vanda, The Cunning Peasant, Dimitrij, (obviamente) Rusalka e Armida. Curiosamente, ou talvez não, também dificilmente se encontrará uma boa gravação de Armida, a sua última ópera e composição. De resto, à excepção dos casos mencionados, há escolha possível entre várias versões em disco das óperas, pelo que desejamos boas opções e... boas audições!


CDs



Vanda.
O. Romanko, I. Chistyakova, M. Breedt, P. Straka, J. Pavelec, I. Kusnjer
Prague Chamber Choir
Cologne Radio Chorus and Symphony Orchestra
Gerd Albrecht
Orfeo C149003F

The Stubborn Lovers.
Z. Kloubová, J. Sykorová, J. Brezina, R. Janál, G. Belácek
Prague Philharmonic Chorus
Prague Philharmonia
Jiri Belohlávek
Supraphon SU3765-2

The Cunning Peasant.
V. Zítek, E. Depoltová, K. Berman, K. Prusa, J. Sobehartová
Prague Radio Chorus and Symphony Orchestra
Frantisek Vajnar
Supraphon SU0019-2

Dimitrij.
L. M. Vodicka, D. Drobková, M. Hajóssyová, L. Ághová, P. Mikulás
Prageu Radio Chorus
Czech Philharmonic Chorus and Orchestra
Gerd Albrecht
Supraphon 11 1259-2

Rusalka.
M. Subrtová, E. Haken, M. Ovcacíková, I. Zídek, , A. Míková
Prague National Theatre Chorus and Orchestra
Zdenek Chalabala
Supraphon SU0013-2