05/05/2005

Concertos #13

O enredo deste texto não está relacionado com nenhum concerto a que eu tenha assistido, ou que planeie vir a assistir. A história deste concerto começou em 1887, a bordo de um navio, Fulda de seu nome, numa conversa entre um milionário do aço, Andrew Carnegie (1835-1919), e um regente em início de carreira, Walter Damrosch (1862-1950).


Fulda, Andrew Carnegie, Walter Damrosch

O interesse da noiva de Andrew Carnegie por música levou a que a conversa entre os três durante a viagem fosse principalmente centrada nesse tema, focando em particular a inexistência em Nova Iorque de salas de concertos em número suficiente. Daí até à decisão de lá construir uma foi um passo. 3 anos depois, em 1890, as obras começaram, e em ritmo acelerado. De tal forma que passado um ano estavam terminadas, tendo o concerto de estreia do Carnegie Hall tido lugar no dia 5 de Maio de 1891, há precisamente 114 anos.


Beethoven, Tchaikovsky, Berlioz

Damrosch teve direito às honras da abertura, dirigindo a Symphony Society de Nova Iorque na Abertura Leonore, de Ludwig van Beethoven. Seguiu-se a Marche Solennelle de Piotr Ilyich Tchaikovsky, dirigida pelo próprio compositor, tendo o concerto terminado com o Te Deum de Hector Berlioz. Tchaikovsky faleceria 2 anos e meio depois, em circunstâncias ainda não completamente esclarecidas. Outras histórias para outras alturas...



Internet

http://www.carnegiehall.org/
http://www.fordham.edu/halsall/medny/stevens.html