04/05/2005

Lugares #75

Os ingleses viam-no como um herói, e armaram-no mesmo cavaleiro; para os espanhóis, contudo, não passava de um pirata e... inglês! Francis Drake (1540?-1596), qual gestor dos tempos modernos, tinha participação nos lucros, honra que lhe foi concedida pela raínha Isabel I, pelo que, quanto mais confiscasse ao inimigo (na maior parte das vezes aos espanhóis...), mais enriquecia.

No dia 4 de Maio de 1589, passam hoje 416 anos, Francis Drake chegou à Coruña, chefiando uma delegação inglesa em mais uma meritória acção de pirataria. Os espanhóis, contudo, já tinham dado para aquele peditório, e opuseram-se como puderam à invasão, pois encontravam-se em nítida inferioridade. O ataque teve lugar no dia 5, e não tardou muitos que os ingleses abrissem uma brecha nas fileiras inimigas, aproveitada por um alferes para as atravessar e hastear a bandeira de sua majestade.



E é aqui que entra a heroína desta história, María Maior Fernández de Cámara e Pita, mais conhecida por María Pita (1560?-1643). Um nome assaz inconveniente, pois está claro, e agora repetido vezes sem conta pelos diabretes aqui do burgo ("se o pai pode escrever, nós podemos dizer!"...). Voltando à nossa história: já que os machos não se impunham fê-lo uma senhora, a nossa María Pita. Ainda a bandeira não estava desfraldada e já ela tirava a tosse ao insolente invasor, gesto que teve tal efeito motivador nos galegos que, fazendo das tripas coração, rapidamente puseram o pirata & companhia dali para fora.



Este episódio é-nos lembrado pela estátua que se encontra no centro da Praça de María Pita, a principal praça de La Coruña, porque fica bem a um povo enaltecer os seus maiores. Fosse em Portugal e, em vez de nos congratularmos com a senhora que pôs a cabeça dos ingleses a andar à roda, estaríamos a contratar arquitectos dos mais reputados para, após inspirados estudos, rodarem a própria estátua...


Internet

http://www.fillos.org/galicia/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=283
http://www.agalicia.com/acoruna/plazademariapita/
http://www.vidaslusofonas.pt/francis_drake.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Francis_Drake