26/06/2005

CDs #43: Schumann, Piano Concerto, Piano Quintet

No dia em que o regente italiano Claudio Abbado (1933-) comemora o seu 72º aniversário, trazemos aqui um disco que também tem muito de português, ou não fosse Maria João Pires a pianista de serviço.


Claudio Abbado

Ambas as peças presentes no disco, o Concerto para Piano e o Quinteto para Piano, foram compostas já Robert Schumann (1810-1856) tinha abandonado as suas ambições pianísticas, por problemas em movimentar alguns dos dedos da sua mão esquerda.

O concerto foi de gestação difícil, tendo nascido em 1841 como Phantasie para piano e orquestra, que mais tarde seria utilizada como primeiro andamento do seu Concerto para Piano, Op.54, terminado em 1845. A estreia aconteceu em Dezembro desse ano, com a sua esposa, Clara Schumann, ao piano.


Maria João Pires, Augustin Dumay, Jian Wang

Durante o ano de 1842 Schumann dedicou-se essencialmente a escrever música de câmara. Nesse ano compôs, nomeadamente, os seus 3 quartetos de cordas e 3 obras para piano, entre elas o quinteto presente neste disco. A acompanhar Maria João Pires nesta obra estão alguns companheiros seus de música de câmara de longa data, como Augustin Dumay e Jian Wang, com quem gravou inúmeros discos. Grandes audições, em dia de aniversário!



Robert Schumann
Piano Concerto in A minor, Op.54.
Quintet for Piano, 2 violins, Viola and Cello in E flat major, Op.44.
Maria João Pires (piano)
Augustin Dumay, Renaud Capuçon (violinos)
Gérard Caussé (viola)
Jian Wang (violoncelo)
Chamber Orchestra of Europe
Claudio Abbado
Deutsche Grammophon 463 179-2