14/06/2005

Compositores #34: Tomaso Albinoni (1671-1751)

A dissonância, tida como falta de harmonia, mas também como algo de desagradável à audição, parecerá, à partida, algo de terrível. Schoenberg tratou de rebater tal proposição, mas a isto voltaremos mais tarde. Hoje, dia em que passam 334 anos sobre o seu nascimento, trazemos aqui o compositor italiano Tomaso Albinoni.


Tomaso Albinoni

Por agora já perguntarão, "e que raio tem a dissonância a ver com Albinoni?!". Pela não consonância, dizemos nós (!!!), não da sua música, obviamente, mas do seu percurso musical, não conforme com a tradição, com aquilo a que estamos habituados a ler nas biografias dos grandes compositores.

Não se sabe muito da vida de Tomaso Albinoni, sabendo-se ainda assim que, a certa altura de sua vida, produzia e vendia cartas de jogar, daquelas que servem para, em inocentes lerpas, aliviar as bolsas dos mais incautos. Era negócio de família, por sinal próspera, pelo que não será de estranhar começo tão pouco musical. Desconhecem-se-lhe quaisquer estudos musicais, mas não tardou muito em tornar-se num diletante, apenas se lhe conhecendo, contudo, ligações à arte musical.

Escreveu óperas, provavelmente mais de meia centena, das quais apenas uma dezena chegou aos nossos dias. Compôs ainda música instrumental e vocal, tendo sido de sua autoria os primeiros concertos para oboé publicados por um compositor italiano. Curiosamente, a sua obra mais conhecida hoje em dia, o Adágio em sol menor, não é propriamente... sua! No final da 2ª Guerra Mundial, o musicólogo italiano Remo Giazotto (1910-) deslocou-se a Dresden, para completar a biografia que estava a preparar sobre o compositor. Nas ruínas da biblioteca encontrou um pequeno fragmento de uma obra de Albinoni, a partir do qual Giazotto escreveu o famoso adágio. Normalmente os discos limitam-se a indicar arranjo de R. Giazotto
, em letras minúsculas qb, não vá alguém ler...


CDs



Tomaso Albinoni
12 Concerti a cinque, Op.5.
Collegium Musicum 90
Simon Standage
Chandos CHAN0663

Tomaso Albinoni
12 Concerti a cinque, Op.7 - Nos.7, 8, 10 & 11.
12 Concerti a cinque, Op.9 - Nos.7, 9, 10 & 12.
Anthony Robson, Catherine Latham (oboés), Simon Standage (violino)
Collegium Musicum 90
Simon Standage
Chandos CHAN0610

Tomaso Albinoni
12 Concerti a cinque, Op.9.
Frank de Bruine, Alfredo Bernardini (oboés), Andrew Manze (violino)
Academy of Ancient Music
Christopher Hogwood
Decca 458 129-2


Internet

http://en.wikipedia.org/wiki/Tomaso_Albinoni
http://www.baroquecds.com/45Web.html