22/07/2005

Concertos #20

Em 1913 o pianista norte-americano de origem austríaca Paul Wittgenstein teve a sua estreia, em Viena, sua cidade natal. Chamado ao serviço militar, que a guerra não esperava, viria a perder o braço direito logo em 1914.


Paul Wittgenstein

Em vez de se resignar à fatalidade, decidiu prosseguir a carreira pianística, especializando-se em obras para a mão esquerda. E grande sucesso obteve, êxito comprovado até pelos compositores que lhe escreveram obras: Franz Schmidt (1874-1939), Richard Strauss (1864-1949), Sergei Prokofiev (1891-1953), Benjamin Britten (1913-1976), Maurice Ravel (1875-1937).


Maurice Ravel

Foi precisamente o Concerto para a mão esquerda, de Maurice Ravel, que mais projectou o nome de Paul Wittgenstein, que o estreou no dia 5 de Janeiro de 1932. E será esta uma das obras a ser tocada amanhã na Casa da Música, de novo
com o português Artur Pizarro ao piano, acompanhado pela Orquestra Nacional do Porto sob a direcção de Tugan Sokhiev.


Artur Pizarro, ONP, Tugan Sokhiev

A abrir o programa teremos o Prélude à l'aprés midi d'un faune, de Claude Debussy, e a finalizar a ultra-famosa orquestração de Ravel dos Quadros de uma exposição de Modest Mussorgsky:

Claude Debussy
Prélude à l'aprés midi d'un faune.
Maurice Ravel
Concerto para a mão esquerda.
Modest Mussorgsky
Quadros de uma exposição (orquestração de Ravel).
Artur Pizarro (piano)
Orquestra Nacional do Porto
Tugan Sokhiev

E não deixa de ser uma coincidência notável que este concerto tenha lugar num dia 23 de Julho. Porquê? Para saber vai ter que cá voltar amanhã, que nós aqui só servimos postais em doses individuais...


Internet

http://www.musicweb-international.com/Programme_Notes/ravel_pclefthand.htm
http://www.aeiou.at/aeiou.encyclop.w/w843023.htm
http://www.trivia-library.com/c/biography-of-one-armed-pianist-paul-wittgenstein-part-1.htm
http://www.onpedia.com/encyclopedia/Paul-Wittgenstein