26/07/2005

Lugares #95

Conforme referido neste postal, a história de Santiago de Compostela remonta ao ano 813, quando o local onde se encontravam os seus (de Santiago, entenda-se...) restos mortais foi indicado por uma estrela. Por ordem do rei das Astúrias, Afonso II, foi construída de imediato uma capela no local, que tamanho milagre não era para menos.



Uns anos mais tarde, Afonso III, o rei das Astúrias em funções, decidiu-se por um upgrade, e ordenou a construção de uma basílica. Uma boa parte dos materiais, nomeadamente aqueles à base de mármore, foram obtidos em Portucale, tendo Afonso III enviado para o efeito uma frota de navios. Foram-se os mármores, ficou o pó aos espanhóis...



A construção da Catedral foi iniciada no último quartel do século XI, sendo o remate final, já na segunda metade do século XII, da responsabilidade de mestre Mateo, que tornou possível o avanço da nave principal para poente. É ainda de mestre Mateo o Pórtico da Glória (fotografias de cima), que procura divulgar a mensagem bíblica e, desse modo, preparar os peregrinos recém-chegados. A fachada barroca foi adicionada no século XVIII.




Postais anteriores

1 -
O Hospital dos Peregrinos
2 -
O Colégio de San Jerónimo
3 -
O Pazo Raxoi


Internet

http://www.fuenterrebollo.com/Heraldica-Piedra/compostela.html
http://www.geocities.com/Area51/Shadowlands/7336/croques.htm