04/07/2005

Reis de Portugal #5: D. João I (1357-1433)

A Batalha de Aljubarrota representou uma significativa derrota das forças castelhanas, mas não marcou o fim dos confrontos. A 15 de Outubro de 1385 dá-se mais um confronto, naquela que ficou conhecida como a Batalha de Valverde, que terminou com nova derrota castelhana e marcou o fim das acções defensivas das forças do Mestre de Aviz.


D. João I, D. Duarte

Depois, foi uma sucessão de tréguas e respectivas violações, envolvendo ainda a assinatura de dois tratados, um em 1411, o outro em 1432. Só este último estabeleceria definitivamente a paz. A acção de D. João I entre estas duas datas foi absolutamente distinta da anterior; das lutas contra Castela passou à fase expansionista. Os preparativos começaram por volta de 1410, altura em que D. João I prepara juntamente com seu filho e futuro rei de Portugal, D. Duarte, um minucioso plano para tomar importantes cidades no norte de África. Ceuta marcou a primeira conquista portuguesa, tendo sido tomada no dia 21 de Agosto de 1415, e nela participado os príncipes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique, na ocasião armados cavaleiros. Há mesmo quem afirme que foi este o principal motivo da decisão de a conquistar...


Tomada de Ceuta

Foi o início da expansão portuguesa, a que se seguiram as conquistas do Atlântico: Porto Santo (1418), Madeira (1419), Açores (1427), seguindo-se então as viagens exploratórias da costa de África. D. João I viria a falecer em Agosto de 1433, tendo-lhe sucedido o seu filho D. Duarte. Foi o mais culto dos monarcas da Idade Média, tendo mesmo escrito um livro, intitulado Livro da Montaria, uma das mais salientes obras literárias do século XV.


Postais anteriores

1 - A morte de D. Fernando
2 - A morte do conde de Andeiro e a aclamação do Mestre de Aviz
3 - O cerco de Lisboa
4 - A eleição de D. João I e a Batalha de Aljubarrota


Bibliografia / Fontes

História de Portugal, de José Mattoso
Reis e Rainhas de Portugal, de Manuel de Sousa
Grandes Momentos da História de Portugal, de Mário Domingues
Pequeno Dicionário da História de Portugal, de Joel Serrão
http://www.vidaslusofonas.pt/d_joao_i.htm
http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/joao1.html