13/07/2005

Tenores #1: Carlo Bergonzi (1924-)

Estava programado para seguir as pisadas do pai, fabricando queijo, mas acabou por se tornar num dos maiores intérpretes de Verdi de todos os tempos. Não como barítono, como Carlo Bergonzi começou a sua carreira em 1948, mas como tenor. Nasceu perto de Parma no dia 13 de Julho de 1924, há exactamente 81 anos.


Carlo Bergonzi

A sua segunda estreia, a efectuada como tenor, viria a acontecer em 1951, na ópera Andrea Chénier, de Umberto Giordano (1867-1948). Logo nesse mesmo ano iria interpretar Verdi, na ópera I Due Foscari.

Aliás, se hoje em dia quiserem privar com Carlo Bergonzi, não o encontrarão em palco algum por esse mundo fora. Terão que ir, isso sim, a Busseto, terra de Verdi, onde certamente o encontrarão no hotel que lá possui, de seu nome... I Due Foscari!!!

Depois foi um sem número de êxitos, ao lado de nomes como Maria Callas, Tito Gobbi, Renata Tebaldi ou Renata Scotto. Em 1953 estreou-se no La Scala, em 1956 no Metropolitan, onde se apresentou durante 32 anos, e em 1962 no Covent Garden. Além das de Verdi, destacaram-se também as suas interpretações de Donizetti e Puccini.

A longevidade vocal de Carlo Bergonzi explica-se (também) pelo facto de, na aceitação dos papéis, ter sempre em conta as suas limitações, o que lhe valeu chegar aos 60 anos ainda com uma voz notável.


CDs



Ruggiero Leoncavallo
Pagliacci.
Carlo Bergonzi, Joan Carlyle, Giuseppe Taddei, Ugo Benelli, Rolando Panerai, Giuseppe Morresi
Chorus and Orchestra of La Scala, Milan
Herbert von Karajan
Deutsche Grammophon 449 727-2

Puccini
La Boheme.
Carlo Bergonzi, Renata Tebaldi, Ettore Bastianini, Cesare Siepi, Renato Cesari, Fernando Corena, Piero de Palma, Gianna d'Angelo
Coro dell'Academia di Santa Cecilia
Orchestra dell'Academia Nazionale di Santa Cecilia
Tulio Serafin
Decca 470 431-2

Puccini
Tosca.
Maria Callas, Carlo Bergonzi, Tito Gobbi
Choeurs du Theatre National de l'Opéra de Paris
Orchestre de la Société des Concerts du Conservatoire
Georges Prêtre
EMI 5 66444-2

Verdi
Aida.
Renata Tebaldi, Arnold van Mill, Carlo Bergonzi, Fernando Corena, Piero de Palma, Giulietta Simionato, Reinhold Schmidt, Cornell MacNeil
Singverein der Gesellschaft der Musikfreund
Wiener Philharmoniker
Herbert von Karajan
Decca 460 978-2

Verdi
Don Carlo.
Renata Tebaldi, Carlo Bergonzi, Grace Bumbry, Dietrich Fischer-Dieskau
Orchestra and Chorus of the Royal Opera House, Covent Garden
Georg Solti
Decca 421 114-2