21/07/2005

Violinistas #3: Isaac Stern (1920-2001)

Há uns meses atrás, neste postal, contou-se em breves palavras a história do nascimento do Carnegie Hall. No início dos anos 60 do século passado essa sala passou por momentos difíceis, mas houve um homem que se distinguiu na sua defesa e evitou a demolição eminente: o violinista norte-americano Isaac Stern, nascido na Rússia85 anos.


Isaac Stern

Isaac Stern acabaria por dirigir os destinos do Carnegie Hall durante mais de 30 anos, o que não o impediu, em qualquer dos casos, de se afirmar como um dos maiores violinistas do século XX. Teve ainda uma activa intervenção política, com óbvio destaque para o concerto que deu em Jerusalém em 1967, após a Guerra dos Seis Dias (aquela que terminaria com Israel a assumir a posse dos Montes Golan e da Faixa de Gaza, para citar apenas dois).

Como violinista, teve o seu concerto de estreia ainda antes de perfazer 16 anos, acompanhado pela Orquestra Sinfónica de S. Francisco dirigida pelo grande
Pierre Monteux. Tocou ainda com Thomas Beecham, Leonard Bernstein, Eugene Ormandy, Dimitri Mitropoulos e Bruno Walter, entre outros. Compositores como Leonard Bernstein, Maxwell Davies, William Schuman, Henri Dutilleux e Krzystof Penderecki dedicaram-lhe obras. Formou 2 conhecidos trios para interpretar música de câmara, o primeiro com Eugene Istomin (1925-2003) e Leonard Rose (1918-1984), o segundo com Yo-Yo Ma (1955-) e Emanuel Ax (1949-).


Itzhak Perlman, Yo-Yo Ma, Pinchas Zukerman

Deu igualmente especial atenção a novos valores, tendo patrocinado, nomeadamente, Itzhak Perlman, Yo-Yo Ma e Pinchas Zukerman.


CDs



Antonin Dvorák
Piano Quartet in E flat, Op.87. Romantic Pices, Op.75. Sonatina in G, Op.100.
Isaac Stern (violino), Jaime Laredo (viola), Yo-Yo Ma (violoncelo),
Emanuel Ax, Robert McDonald (pianos)
Sony Classical SK62597

Ludwig van Beethoven
Sonate pour Violon et Piano Nº2, Op.12 Nº2.
Johann Sebastian Bach
Sonate pour Violon Seul, BWV1001.
Niccolo Paganini
La Campanella (arr. F. Kreisler).
Sergei Prokofiev
Sonate pour Violon et Piano, Op.80.
Henri Vieuxtemps
Concerto pour Violon Nº4, Op.31.
Joseph Haydn
Adagio du Concert pour Violon, Hob.VIIa:1.
Joseph Suk
Burlesque, Op.17 Nº4.
Isaac Stern (violin), Alexander Zakin (piano)
INA Mémoire Vive IMV054


Internet

http://www.pbs.org/wnet/americanmasters/database/stern_i.html
http://www.editionsmontparnasse.fr/violin/stern/bio_stern.html