11/08/2005

Lugares #99

Clara, de família nobre e abonada, nasceu em Assis nos finais do século XII, em 1193 ou 1194, não há certeza quanto ao ano. Ainda muito nova, aí com uns 13 ou 14 anos, ficou altamente impressionada com o modo de ser, estar e viver de Francisco. Aos 18 anos, Clara sai mesmo de casa, para adoptar um regime de clausura. Santa Clara de Assis faleceu no dia 11 de Agosto de 1253.



S. Francisco de Assis fundaria os Franciscanos, enquanto Santa Clara de Assis viria a fundar a Segunda Ordem Franciscana, ou Ordem das Clarissas. O primeiro mosteiro desta nova Ordem viria a ser o de S. Damião, em Assis. No nosso país, o primeiro mosteiro da Ordem das Clarissas foi o de Lamego, em 1258. Muitos outros foram depois construídos em Portugal, um deles em Coimbra, o Mosteiro de Santa Clara.

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha foi mandado construir em 1314 por D. Isabel de Aragão, no local onde, desde 1283, havia um núcleo de monjas clarissas. Construído demasiado perto do rio Mondego era presa fácil para as águas, pelo que foi sendo vítima de sucessivas inundações, não sendo portanto de admirar que, na segunda metade do século XVII, tenha sido transferido para um mosteiro erguido em cota superior, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.



A chegada de uma noviça ao Convento de Santa Clara-a-Nova era anunciada pelo padre da igreja à abadessa, e a entrada era efectuada através da igreja e pela pequena porta que se observa na fotografia da esquerda (junto a um túmulo de que não se sabe com certeza absoluta a quem pertenceu).



No caso de desistência da noviça, esta sairia pela porta, igualmente pequena, existente do outro lado da igreja, perto do túmulo de uma das netas do rei D. Dinis e da raínha Santa Isabel (fotografia da direita). A altura da saída, contudo, não era aleatória, deveria coincidir com a hora da missa e a ex-futura monja teria que atravessar praticamente de lés a lés a igreja repleta, perante os olhares reprovadores dos presentes...


Internet

http://sta-clara-a-velha.ccg.pt/
http://www.gomes-mota.nome.pt/joao/santa-clara/
http://www.leme.pt/biografias/c/clara.html
http://ositedossantos.vilabol.uol.com.br/santa_clara.html
http://franciscodeassis.no.sapo.pt/claraassis.htm
http://san-francesco.org/santachiara/vita_pt.html