04/08/2005

Obras Vocais #2: Kullervo, Sibelius

Knut Hamsun (1859-1952), nascido há 146 anos como Knut Pedersen, foi o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1920.


Knut Hamsun

Foi também um defensor militante do regime nazi, tendo mesmo, em 1943, enviado a sua medalha do prémio nobel a Joseph Goebbels (1897-1945).

Vem isto tudo a propósito do autor destas modestas linhas se ter cruzado nos últimos tempos com diversos blogues de carácter nacionalista, que de uma forma mais ou menos encapotada, e mais ou menos assumida, expressam opiniões que são objectivamente racistas. Tal não terá necessariamente a ver com a maior ou menor cultura dos seus autores, está visto que não há uma relação directa, assim como não a há entre a eventual pobreza e ostracismo de um povo e as organizações que têm levado a efeito os últimos atentados terroristas. Muitos dos que defendem a pureza das peles são pessoas cultas; alguns até ganham o prémio nobel.

Abro então uma pequena excepção na orientação temática deste blogue, para afirmar a minha repulsa a tais ideais, e dizer que reconheço apenas uma raça humana, com admiráveis variações na coloração da tez. Há liberdade de expressão, há ideias que se defendem, há ideais que se proclamam, mas também há links que não se retribuem.


Jean Sibelius

Por forma a voltar a trilhar os caminhos habituais deste blogue, vou-me virar então, não para o norueguês laureado, mas para um compositor finlandês com quem travou conhecimento no virar do século (XIX para o XX), Jean Sibelius (1865-1957), pegando para o efeito numa das suas primeiras obras, que o levou a começar a ser notado no seu país natal: Kullervo, uma sinfonia improvável para soprano, barítono, coro masculino e orquestra. Esta obra, ao estilo de um poema sinfónico, estreou-se no dia 28 de Abril de 1892, mas é hoje uma das menos populares do compositor.

Nada que impeça a sua recomendação, neste postal dedicado a todos os imigrantes que por cá habitam. Que sejam felizes.


CDs



Jean Sibelius
Kullervo, Op.7.
Lilli Paasikivi (meio-soprano), Raimo Laukka (barítono)
Lahti Symphony Orchestra
Osmo Vänskä
BIS CD-1215 (2001)

Jean Sibelius
Kullervo, Op.7.
Raili Kostia (soprano), Usko Viitanen (barítono)
Helsinki University Male Voice Choir
Bournemouth Symphony Orchestra
Paavo Berglund
EMI 5 74200-2 (1971)


Internet

http://www.kirjasto.sci.fi/khamsun.htm
http://knuthamsun.free.fr/biographie.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Knut_Hamsun
http://www.abo.fi/fak/hf/musik/Sibelius/EN/
http://virtual.finland.fi/netcomm/news/showarticle.asp?intNWSAID=26176
http://inkpot.com/classical/kullervo.html