30/08/2005

Reis de Portugal #6: D. Maria II (1819-1853)

Quando por aqui se falou da revolução liberal referiu-se, neste postal, o facto de D. Maria II, apesar de ter teoricamente subido ao trono no dia 2 de Maio de 1826, apenas ter de facto assumido o governo do nosso reino no dia 24 de Setembro de 1834.


D. Maria II

D. Maria II tinha na altura 15 anos, mas o que não teve foi sossego, já que o seu reinado ficou marcado por acentuada instabilidade, revoluções várias e outras peripécias de que mais tarde se falará. A
Guerra Carlista prosseguia no país vizinho, e D. Maria II, apesar dos problemas caseiros, decidiu-se pelo envio de uma força, para ajudar à defesa contra as pretensões de D. Carlos Maria Isidro. Essa divisão esteve em Espanha cerca de 2 anos, entre 1835 e 1837, e só lá não esteve mais tempo porque a situação deste lado da fronteira o não permitiu.

Um dos grandes objectivos da revolução liberal tinha sido o de elaborar uma Constituição, que viria a ser jurada pela rei D. João VI (1767-1826) no dia
23 de Setembro de 1822. Esta Constituição de 1822 seria posteriormente substituída pela Carta Constitucional, o que nunca foi do agrado dos liberais. Para azar destes, todas as eleições realizadas entre 1834 e 1836 resultaram em vitórias dos chamados cartistas, pelo que não se afigurava fácil livrarem-se da famosa Carta. O Porto, como não poderia deixar de ser (!), foi das poucas cidades que manteve o apego à anterior Constituição, como ficou mais uma vez demonstrado na votação de 1836.


Passos Manuel

Aproveitando a chegada a Lisboa do navio Napier, no dia 9 de Setembro de 1836, com alguns deputados a bordo, as hostes liberais promoveram uma manifestação que rapidamente se transformou num movimento de apoio à Constituição de 1822. A coisa ganhou tal dimensão que, rapidamente, a ela se juntaram batalhões da Guarda Nacional, e não houve nada que a parasse, a tal ponto que, no dia 10, a rainha decretou a abolição da Carta Constitucional e, consequentemente, a reposição da Constituição de 1822. Foi ainda nessa altura que entrou para o governo Manuel da Silva Passos, mais conhecido por Passos Manuel.


Internet

http://www.parlamento.pt/constitucionalismo/monarquia_const/
http://www.arqnet.pt/portal/portugal/liberalismo/lib1836.html
http://www.arqnet.pt/dicionario/passosms.html