12/09/2005

CDs #53: Mahler, Symphony No.8

95 anos, em Munique, no dia 12 de Setembro de 1910, Gustav Mahler (1860-1911) estreou a sua Oitava Sinfonia. Obteve assinalável êxito, um dos maiores, senão mesmo o maior, da sua carreira, mas os concertos dos dias 12 e 13 viriam a ficar para a história por mais dois motivos: foi a última sinfonia que o próprio Mahler estreou e, simultaneamente, foram os últimos que dirigiu no velho continente. Mahler viveria mais 8 meses apenas, tendo falecido no dia 18 de Maio de 1911.


Gustav Mahler

E se as , e sinfonias foram puramente instrumentais, a volta a fazer uso da voz humana. Estruturada em 2 partes, a 1ª utiliza o texto do hino medieval Veni, Creator Spiritus, enquanto que a 2ª faz uso da cena final do Fausto de Goethe (1749-1832). Requer um número astronómico de músicos, que inclui uma orquestra reforçada, nomeadamente nos metais e nas madeiras, dois coros e 8 cantores solistas. O suficiente para o empresário promotor do evento, num golpe de marketing inspirado, ter apelidado a obra de "Sinfonia dos Mil", para manifesta irritação de Mahler...


Klaus Tennstedt

O disco aqui trazido hoje é uma versão revista e melhorada daquele que eu possuo, uma edição de 1987 de gravações efectuadas em Abril do ano anterior. A edição actualmente disponibilizada pela EMI inclui ainda o ciclo de canções Des Knaben Wunderhorn. A regência esteve a cargo do alemão Klaus Tennstedt (1926-1998), de quem ainda por aqui não se falou, e que se distinguiu particularmente nas sinfonias de Mahler e Beethoven (1770-1827). A ele voltaremos certamente um dia. Por agora, boas audições!



Gustav Mahler
Symphony No.8. (1986)
Des Knaben Wunderhorn.
Elizabeth Connell, Edit Wiens, Felicity Lott, Trudeliese Schmidt,
Nadine Denize, Richard Versalle, Jorma Hynninen, Hans Sotin,
Lucia Popp, Berndt Weikl
Tiffin School Boys' Choir
London Philharmonic Choir
London Philharmonic Orchestra
Klaus Tennstedt
EMI Double Forte 5 75661-2


Internet

http://inkpot.com/classical/mahsym8.html
http://www.classical.net/music/comp.lst/mahler.html
http://www.emiclassics.com/artists/biogs/tennst.html

2 comentários:

  1. Caro amigo
    Apenas conheço as Canções da Terra de Mahler...mas o seu texto despertou-me a curiosodade de ouvir a 8ª Sinfonia.
    Um grande abraço e parabens pelo seu contributo tão generoso ao serviço da cultura.
    BioTerra

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário. Se me permite, sugiro que ouça o programa do António Cartaxo na Antena 2, aos Domingos às 11 da manhã. Nas últimas semanas tem-se dedicado exclusivamente a Mahler, e é absolutamente fabuloso (na minha opinião, está bom de ver...).

    HVA

    ResponderEliminar