02/09/2005

Lugares #103

A lenda diz-nos que a princesa Libuse chamou o lavrador Premysl de Stadice para que se tornasse seu esposo e por tabela tomasse o trono. Libuse fez ainda uma profecia, em que via uma grande cidade, cuja fama chegaria às estrelas.

O que é certo é que no século X a cidade de Praga apresentava uma prosperidade invejável, tendo sabido aproveitar a sua localização estratégica, no centro das grandes rotas comerciais.



A cidade cresceu a partir de duas cidadelas, o Castelo de Praga e Vysehrad, em lados opostos do rio Moldava. Com altos (Idade Média, século XIX) e baixos (século XVII, 2ª Guerra Mundial), atravessou o século XX de forma atribulada: capital de uma república independente à saída da 1ª Grande Guerra, invadida pelos alemães na e dominada por um regime comunista durante cerca de 40 anos.



O espírito comercial de outros tempos mantém-se hoje bem vivo, aguçado pela maré turística de notas fresquinhas e moedas a tilintar. E é assim que quem lá vai tem que estar preparado para os constantes assaltos à bolsa:

» Quer entrar para ver? Só com bilhetinho!
» Também quer tirar fotografias?! Com certeza, só tem que adquirir mais este bilhete!
» Alguém se lembrou de abrir as goelas naquele restaurante de ocasião? Não gostou da música?! Mesmo assim prepare-se para mais uma linha na factura!
» Pretende utilizar a piscina do hotel? Será sempre bem recebido, mas antes terá que comprar o inevitável bilhete, desta vez com "desconto especial para hóspedes"...
» Bilhetes para o metro? Válidos para 7 dias, ficam mais baratos. E para as crianças? Também os há, mas são apenas válidos para 1 dia e custam 1/7 dos outros...
» A necessidade aperta? Não há problema, não faltam as casas de banho semeadas pela cidade, mas a primeira bolsa a aliviar não será nunca a bexiga...


Internet

http://www.prague.cz/
http://www.myczechrepublic.com/prague/history/prague_history.html
http://www.pragueexperience.com/information/history.asp
http://www.praha-mesto.cz/(aerldr3wcwcearbltglgqi45)/default.aspx?ido=6140&sh=-1264847877

3 comentários:

  1. esta será uma geografia para breve.

    cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Hace tiempo que leo tus aportaciones musicales e históricas sin tener ocasión de darte las gracias por ellas. Siento no saber escribir en portugués.
    Recibe un cordial saludo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentários!

    ResponderEliminar