22/09/2005

Óperas #3: Das Rheingold, de Richard Wagner

A mitologia germânica designava por nibelungos aqueles que possuiam um tesouro com uma maldição associada. Siegfried ajudou os Burgundos a apoderarem-se de tal tesouro, depois de, segundo o poema épico Nibelungenlied, se ter a eles juntado e desposado Kriemhild. Os maiores problemas vieram depois, quando Siegfried deu uma mãozinha ao rei Gunther para que este ultrapassasse os obstáculos postos por Brünhild a quem com ela quisesse casar. Quando a senhora descobriu a trama jurou vingar-se, e só descansou quando resolveu de vez o problema da tosse de Siegried...



Richard Wagner (1813-1883) leu esta obra, bem como outras, nórdicas, versando o mesmo assunto e, por volta de 1848, terá começado a rabiscar as primeiras linhas daquilo que viria a constituir a base para o libreto para uma ópera, Siegfrieds Tod, a Morte de Sigfried.


Richard Wagner

Wagner pretendia apenas debruçar-se sobre os últimos dias de Siegfried mas, em 1850, quando começou a compor a ópera, apercebeu-se de que tinha que recuar no tempo para que o drama ganhasse mais consistência. Este processo repetiu-se, resultando em algo de extremamente curioso (para mim, pelo menos!): em vez de uma ópera, Wagner acabou por compor 4, formando o ciclo Der Ring des Nibelungen e que, pelas razões acabadas de expor, foram escritas pela "ordem inversa": o libreto de Das Rheingold, a primeira ópera do ciclo, foi o último a ser escrito, e assim sucessivamente. Já as óperas propriamente ditas foram compostas na sequência correcta, que há limites para tudo!..., formando assim o ciclo:

Das Rheingold, terminada em 1854;
Die Walküre, finalizada em 1856;
Siegried, apenas acabada em 1871, por entretanto se ter ocupado com Tristan und Isolde
e Die Meistersinger von Nürnberg, e,
Götterdämmerung, composta entre 1871 e 1874.

Das Rheingold teve a sua estreia em Munique, no dia 22 de Setembro de 1869.


CDs



Richard Wagner
The Rhinegold (cantada em inglês).
Norman Bailey, Derek Hammond-Stroud, Norman Welsby (barítonos),
Katherine Pring, Shelagh Squires (meios-sopranos),
Emile Belcourt, Gregory Dempsey, Robert Ferguson (tenores)
English National Opera Chorus & Orchestra
Reginald Goodall
Chandos CHAN3054
(1975)

Richard Wagner
Der Ring des Nibelungen.
H. Uhde (barítono), I. Malaniuk, H. Töpper (meios-sopranos),
G. Treptow, M. Lorenz, P. Kuen, W. Windgassen (tenores),
A. Varnay, I. Borkh (sopranos), H. Hotter, G. Neidlinger (baixos-barítonos)
Bayreuth Festiva Chorus & Orchestra
Joseph Keilberth
Archipel ARPCD0113
(1952)

Richard Wagner
Der Ring des Nibelungen.
H. Hotter, G. Neidlinger (baixos-barítonos), I. Malaniuk, H. Plümacher (contraltos),
E. Witte, P. Kuen, G. Stolze, W. Windgassen (tenores),
B. Falcon, A. Varnay, B. Friedland, R. Streich (sopranos)
Bayreuth Festival Chorus & Orchestra
Clemens Krauss
Archipel ARPCD0250
(1953)


Mais 2 interpretações, propostas por Il dissoluto punito:



Richard Wagner
Der Ring des Nibelungen.
G. London, G. Neidlinger, E. Waechter, W. Kreppel, H. Hotter,
D. Fischer-Dieskau, C. Watson, O. Balsborg, H. Plümacher,
R. Crespin, B. Nilsson, V. Schlosser, B. Lindholm, H. Dernesch,
J. Sutherland, L. Popp, G. Jones, A. Välkki, K. Flagstad,
I. Malaniuk, C. Ludwig, B. Fassbaender, C. Hellmann, V. Little,
M. Tyler, M. Guy, G. Hoffmann, J. Madeira, H. Watts, M. Höffgen,
S. Svanholm, P. Kuen, W. Kmentt, J. King, W. Windgassen, G. Stolze,
K. Böhme, G. Frick
Vienna State Opera Chorus
Vienna Philharmonic Orchestra
Georg Solti
Decca 455 555-2

Richard Wagner
Der Ring des Nibelungen.
T. Adam, G. Neidlinger, G. Nienstedt, M. Tavelva, T. Stewart, B. Nilsson,
A. Silja, D. Siebert, H. Dernesch, L. Rysanek, D. Mastilovic, L. Synek,
E. Köth, L. Dvoráková, A. Burmeister, R. Hesse, G. Hopf, S. Cervená,
E. Schärtel, M. Mödl, S. Wagner, V. Soukupová, W. Windgassen, E. Wohlfahrt,
H. Esser, J. King, K. Böhme, G. Nienstedt, M. Tavelva, J. Greindl
Bayreuth Festival Chorus & Orchestra
Karl Böhm
Philips 446 057-2


Internet

http://www.geocities.com/Vienna/Strasse/2906/wagner.html
http://www.trell.org/wagner/
http://users.utu.fi/hansalmi/ring.html
http://www.trell.org/wagner/motifs.html

2 comentários:

  1. Com os devidos agradecimentos a IL dissoluto punito, pelas excelentes sugestões.

    HVA

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  2. É um prazer! Disponha. Abraços,
    Don Giovanni, ossia Il.D...

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