23/10/2005

Concertos #26

Há uns tempos atrás trouxemos para estas páginas um CD com Concertos para Teclado de Johann Sebastian Bach (1685-1750), escritos quando o compositor se encontrava em Leipzig, para onde se tinha mudado em 1723. Anteriormente Bach tinha trabalhado na corte de Cöthen, para onde tinha entrado em 1717.


Johann Sebastian Bach

Em Cöthen o nosso amigo Bach esteve ao serviço do príncipe Leopold, geralmente descrito como grande amante da música. Estavam criadas as condições para Bach dar asas à sua criatividade, e é deste período que datam inúmeras obras instrumentais, entre elas o 1º livro do Cravo Bem Temperado, e os 6 Concertos Brandenburgueses.


Angela Hewitt

O Cravo Bem Temperado (Livro 1) é precisamente o que a pianista canadiana Angela Hewitt vai interpretar esta tarde no recital que vai dar na Casa da Música, ainda no âmbito do Festival à Volta do Barroco. E é assim que, depois de termos assistido ao recital da violinista russa Viktoria Mullova (ver este postal
), voltamos a ter a oportunidade de ouvir uma das mais conceituadas intérpretes da actualidade.


Internet

Johann Sebastian Bach: The J. S. Bach Home Page
/ Biografia
Angela Hewitt: Página oficial
/ Biografia 1 / Biografia 2

2 comentários:

  1. Eu estive lá. Foi fantástico. Duas horas de emoção. A propósito, concordas comigo quando digo que o programa, que foi escrito pela própria pianista, é um modelo a seguir? Eu nunca tinha lido nenhum tão cativante, simples e apaixonado.

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Aliás, estranhei o texto, completamente fora do usual neste tipo de eventos na Casa da Música. Só no final é que vi de quem era a autoria...

    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar