08/10/2005

Contraltos #1: Kathleen Ferrier (1912-1953)

A inglesa Kathleen Ferrier estava destinada a ser pianista, instrumento que desde muito cedo a sua mãe a convenceu a estudar. Não se deu mal de todo, verdade seja dita, pois, apesar de ter como profissão... telefonista, terminou o curso de piano, habilitação suficiente para mudar de carreira. Vocação confirmada posteriormente no Festival Carlisle de 1937, onde foi inicialmente admitida como pianista e mais tarde, desafiada pelo marido, entrou igualmente para a competição de canto. Ferrier venceu ambas as competições e o marido perdeu a aposta. Perdeu também o casamento, diga-se de passagem, que, rezam as crónicas, foi um perfeito desastre, salvando-se apenas o feliz episódio ora relatado.

Kathleen Ferrier
O que se passou a seguir está directamente relacionado com duas pessoas de quem por aqui já se falou anteriormente. A primeira, o maestro
Malcolm Sargent que, em 1937, convenceu Ferrier a ter lições de canto e, por consequência, a deixar as teclas para outros. A segunda, Myra Hess, em cujos concertos por ela organizados à hora de almoço na National Gallery durante os anos da guerra, Ferrier deu o seu primeiro recital em Londres, em 1942.

Ao longo da sua carreira apenas interpretaria dois papéis operáticos: o de Lucretia, na ópera The Rape of Lucretia, de Benjamin Britten (1913-1976), um papel destinado a, e feito à medida de, Ferrier, e o de Orfeo, na ópera Orfeo ed Euridice, de Christoph Gluck (1714-1787). Ferrier teve apenas a oportunidade de interpretar Orfeo duas vezes, em 1953, por ter falecido no dia 8 de Outubro desse ano, vítima de cancro.

Foi extraordinária nos oratórios e nas canções (lieder), mas o seu nome terá sempre uma ligação especial a Mahler e, em particular, a
Das Lied von der Erde. O convite para cantar A Canção da Terra partiu do maestro Bruno Walter, o mesmo que, em 1911, estreou a obra, na cidade de Munique.


CDs


Bruno WalterLudwig van BeethovenSymphony No.6 in F, "Pastoral", Op.68.Johannes Brahms
Symphony No.2, Op.73.Joseph HaydnSymphony No.92.Wolfgang Amadeus MozartLe nozze di Figaro: Overture.Richard WagnerDie Meistersinger von Nürnberg: Prelude to Act I.Gustav MahlerKindertotenlieder: "Nun will die Sonn' so hell aufgeh'n".
Symphony No.5: Adagietto.
Johann Strauss (1825-1899)Die Fledermaus: Overture.Kathleen Ferrier, Lotte Lehmann, Ella Flesch,
Lauritz Melchior, Alfred Jerger, Emanuel List
Wiener Philharmoniker
New York Philharmonic
Brittish Symphony Orchestra
Orchestre de la Société des Concerts du Conservatoire
Bruno Walter
EMI The Great Conductors 5 75133-2

John BarbirolliAlan RawsthorneStreet Corner Overture.Ralph Vaughan WilliamsSymphony No.8 in D minor.Arnold BaxOboe Quintet (arr. Barbirolli).Frederick DeliusOn Hearing the First Cuckoo in Spring.Edward ElgarLand of Hope and Glory.Kathleen Ferrier, Evelyn Rothwell
Royal Military School of Music Band, Knellar Hall
Hallé Choir and Orchestra
John Barbirolli
BBC Legends BBCL4100-2

Johannes BrahmsAlto Rhapsody, Op.53.Gustav MahlerDas Lied von der Erde.Kathleen Ferrier, Richard Lewis
Oslo Philharmonic Chorus and Orchestra
Erik Tuxen
Hallé Orchestra
John Barbirolli
APR APR5579

Johann Sebastian BachSt Matthew Passion, BWV244.Irmgard Seefried, Kathleen Ferrier, Walter Ludwig,
Paul Schöffler, Otto Edelmann
Vienna Singverein
Vienna Boy's Choir
Vienna Symphony Orchestra
Herbert von Karajan
Andante AND1170


Internet

http://www.ferrierawards.org.uk/index.asp
http://www.bach-cantatas.com/Bio/Ferrier-Kathleen.htm
http://www.bbc.co.uk/music/profiles/ferrier.shtml
http://www.cantabile-subito.de/Contraltos/Ferrier__Kathleen/hauptteil_ferrier__kathleen.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Kathleen_Ferrier

Sem comentários:

Enviar um comentário