05/10/2005

Lugares #112

Durante mais de 3 séculos os judeus dispuseram de apenas um local em Praga onde sepultar os seus mortos, o Antigo Cemitério Judeu. O resultado disso é ter cerca de 12.000 lápides num pequeno espaço, a mais antiga datando de 1439 (a de Avigdor Karo) e a mais nova de 1787 (a de Moisés Beck), estimando-se, contudo, que cerca de 100.000 judeus ali tenham sido sepultados.



Mordechai Maisel (1528-1601) e o Rabino Löw foram dois dos mais conhecidos judeus ali sepultados. O primeiro, que chegou a ser presidente da Câmara Judaica de Praga, é geralmente descrito como um proeminente filantropo. É absolutamente verdade, já que se deve a Maisel a construção da Câmara Municipal Judia e da Sinagoga Alta, assim como da Sinagoga de Maise, a sua sinagoga privada. O curioso é que uma boa parte dos proventos de Maisel resultavam da sua intensa actividade de... agiota, contando-se mesmo o imperador entre os seus clientes habituais!

O rabino Löw ficará para sempre ligado à criação do lendário Golem, uma figura de barro dotada de poderes fantásticos, que ajudou o rabino nas suas lutas contra os anti-semitas.



Diz a lenda que, com o tempo, o Golem deixou de obedecer às ordens do rabino Löw e, à tarefa de defender os judeus, adicionou umas pequenas variantes, que incluiram aterrorizar e matar, a ponto do rabino se ter visto obrigado a destruí-lo.


Internet

http://www.jewishmuseum.cz/en/acemetery.htm
http://www.porges.net/JewishPrague.html
http://www.scrapbookpages.com/CzechRepublic/Prague/Josefov/Cemetery02.html
http://www.ced.appstate.edu/projects/fifthd/legend.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Golem

Sem comentários:

Enviar um comentário