28/10/2005

Óperas #5: Capriccio, de Richard Strauss

A ópera do século XIX ficou decisivamente marcada por Richard Wagner (1813-1883). Pode-se mesmo afirmar que a ópera mudou com Wagner. É então natural que o seu nome seja ainda o mais referenciado na cena operática nos inícios do século seguinte. Por essa altura começou a sobressair Richard Strauss (1864-1949), igualmente alemão, e que viria a ser mesmo o compositor de óperas de maior sucesso do seu tempo.


Richard Strauss

Strauss foi mesmo o último dos grandes românticos alemães, não se tendo, contudo, livrado de críticas severas pela convivência que logrou manter com o regime nazi. Obteve o primeiro grande sucesso operático com Salome, com libreto baseado no texto homónimo de Oscar Wilde (1854-1900).


Stefan Zweig, Clemens Krauss

Para a sua última ópera Richard Strauss já não podia contar com a colaboração de Stefan Zweig (1881-1942), que anteriormente tinha escrito o libreto para Die schweigsame Frau. Sendo judeu, Zweig viu-se forçado a fugir do regime nazi tendo, numa primeira fase, vivido algum tempo em Inglaterra. Joseph Gregor, um amigo de Zweig, chegou ainda a estar envolvido com o libreto mas, aparentemente, Strauss chegou à conclusão de que o homem não estava à altura das circunstâncias, e procurou ajuda noutro lado. Acabaria por escrever o libreto em parceria com o maestro Clemens Krauss (1893-1954), que seria quem dirigiria a orquestra na estreia da ópera, no dia 28 de Outubro de 1942, tinha Strauss a bonita idade de 78 anos... Krauss ainda tentou convencer Richard Strauss a continuar a compor óperas, o que foi por este recusado, afirmando que já tinha escrito o seu testamento operático!


CDs



Richard Strauss
Capriccio.
E. Schwarzkopf, A. Moffo (sopranos), E. Waechter, D. Fischer-Dieskau,
K. Schmitt-Walter (barítonos), N. Gedda, R. Christ, D. Troy (tenores)
Philharmonia Orchestra
Wolfgang Sawallisch
EMI GROC 5 67394-2
(1958)

Richard Strauss
Capriccio.
V. Ursuleac, I. Hollweg (sopranos), K. Schmitt-Walter, H. Braun (barítonos),
R. Schock, E. Graf, G. Wieter (tenores), H. Hotter (baixo-barítono),
H. Töpper (contralto)
Bavarian Radio Symphony Orchestra
Clemens Krauss
Walhall ARPCD0193
(1953)


Internet

http://en.wikipedia.org/wiki/Stefan_Zweig
http://opera.stanford.edu/Strauss/
http://www.classical.net/music/comp.lst/straussr.html
http://www.mfiles.co.uk/composers/Richard-Strauss.htm
http://www.4music.net/Clemens-Krauss.html

Sem comentários:

Enviar um comentário