30/10/2005

SACDs #4: Joseph Haydn, Die Jahreszeiten

Nos finais de Maio passado falou-se por aqui da Missa da Criação, de Joseph Haydn (1732-1809), e nessa altura tivemos a oportunidade de referir o facto de ela ter sido composta após o compositor regressar a Viena, em 1795, da sua segunda estadia em Londres. Tal coincidiria com o último período criativo do compositor, preenchido quase exclusivamente por obras vocais, com destaque para as 6 missas para o dia do onosmástico da esposa do príncipe Nikolaus II, e para os dois grandes oratórios: A Criação (1798) e As Estações (1801).


Joseph Haydn

Ambos os oratórios obtiveram enorme sucesso junto do público vienense. Ainda decorriam, aliás, os concertos de A Criação quando Haydn começou a escrever o segundo, entusiasmado, certamente, por esse sucesso. Haydn começou a compor o oratório As Estações no início de 1799, tendo a primeira interpretação do oratório completo tido lugar em Viena no dia 24 de Abril de 1801.


James Thomson, Gottfried van Swieten

O libreto baseou-se no livro de poemas As Estações, do poeta escocês James Thomson (1700-1748). A tradução para alemão foi efectuada por Gottfried van Swieten (1733-1803), um aristocrata holandês que já anteriormente havia colaborado com Mozart e Beethoven. Haydn tinha trazido o libreto original de Inglaterra, desconhecendo-se até que ponto a tradução de van Swieten foi inventiva... e qual a intervenção de Haydn no processo.




Recentemente, a Harmonia Mundi lançou um duplo (super áudio) CD, gravado em 2003, em que René Jacobs dirige (muito bem) a Freiburger Barockorchester, naquilo que será certamente uma das melhores versões existentes no mercado. A parte vocal esteve a cargo da soprano Marlis Petersen, do tenor Werner Güra, do barítono Dietrich Henschel e do Coro de Câmara RIAS. O maestro (e contratenor) belga René Jacobs nasceu há 59 anos, no dia 30 de Outubro de 1946. A decorar a capa do disco encontram-se reproduções de 4 magníficos quadros do grande pintor francês do século XVII, Nicolas Poussin (1594-1665), os quais aproveitámos para igualmente embelezar este postal...



Joseph Haydn
Die Jahreszeiten.
Marlis Petersen (soprano), Werner Güra (tenor), Dietrich Henschel (barítono)
RIAS-Kammerchor
Freiburger Barockorchester
René Jacobs
Harmonia Mundi HMC 801829.30
(2003)


Internet

Joseph Haydn: Biografia 1 / Biografia 2 / Joseph Haydn and the Classical Era
James Thomson:
Biografia 1 / Biografia 2
Gottfried van Swieten:
Biografia 1 / Bach, Mozart and the 'Musical Midwife'
René Jacobs:
Biografia 1 / Biografia 2
Nicolas Poussin:
Biografia 1 / WEB Gallery of Art

Sem comentários:

Enviar um comentário