13/11/2005

Compositores #48: Gioacchino Rossini (1792-1868)

O bel canto é a supremacia da elegância vocal, dos floreios (há quem lhes chame salamaleques...) e da beleza do timbre, algo que já nos foi detalhadamente explicado por este nosso amigo. Teve o seu expoente em Itália; aliás, quando se fala em bel canto, faz-se de imediato a associação a esse país. E aí contou com três nomes principais: Gaetano Donizetti (1797-1848), Vincenzo Bellini (1801-1835) e Gioacchino Rossini, falecido passam hoje 137 anos.


Gioacchino Rossini

Com eles a ópera italiana ficou mais acessível, ganhou um estatuto de fórmula popular de entretenimento, em tudo a antítese das óperas de Wagner, conforme (muito bem) referiu um notabilíssimo escritor inglês (quem?!). Rossini, em particular, exibiu desde muito novo uma facilidade espantosa em escrever melodias, gabando-se mesmo de "conseguir transformar em música qualquer lista de compras"...

Aos 21 anos, Rossini já tinha escrito 10 óperas. Aos 32, mudou-se para Paris, como director musical do Teatro Italiano. Lá escreveu 4 óperas, Le Siège de Corinthe, Moïse et Pharaon, Le Comte Ory e Guillaume Tell. Esta última, de 1929, foi mesmo a última que Rossini escreveu, uma vez que decidiu reformar-se com... 37 anos, tendo, contudo, continuado a escrever peças de outros estilos, nomeadamente instrumentais e vocais.


CDs



Gioacchino Rossini
L'italiana in Algeri.
Jennifer Larmore, Laura Polverelli (meios-sopranos), Raúl Giménez (tenor),
John del Carlo (baixo), Darina Takova (soprano)
Geneva Grand Theatre Chorus
Lausanne Chamber Orchestra
Jesús López-Cobos
Teldec 0630-17130-2

Gioacchino Rossini
Elisabetta, regina d'Inghilterra.
Jennifer Larmore, Manuela Custer (meios-sopranos), Bruce Ford, Colin Lee,
Antonio Siragusa (tenores), Majella Cullagh (soprano)
Geoffrey Mitchell Choir
London Philharmonic Orchestra
Giuliano Carella
Opera Rara ORC22

Gioacchino Rossini
The Thieving Magpie.
Jeremy White, Nicholas Garrett, Philip Tebb (baixos), Susan Bickley,
Nerys Jones (meios-sopranos), Barry Banks, John Graham-Hall, Stuart Kale
(tenores), Majella Cullagh (soprano), Russell Smythe, Christopher Purves,
Darren Jeffrey (barítonos)
Geoffrey Mitchell Choir
Philharmonia Orchestra
David Parry
Chandos CHAN3097


Internet

Gioacchino Rossini: Biografia 1
/ Biografia 2 / Guillaume Tell
Gaetano Donizzeti: Fondazione Donizetti
/ Donizetti-Gaetano.com
Vincenzo Bellini: Biografia
/ Classical Net

2 comentários:

  1. Não deixa de ser curioso que acabei de escrever um comentário no "Dias com árvores" a propósito de um artigo sobre a planta do açafrão e a origem árabe desta palavra portuguesa. Mais curioso ainda porque, por brincadeira, abri o comentário com o cumprimento árabe "Salam Halik", o qual, viria a originar em português precisamente o citado termo "salamaleque". Curiosidades... Já agora, e a propósito deste interessante artigo, devo dizer que me agradam de sobremaneira as interpretações das óperas de Rossini por R. Chailly e pela (quanto a mim) fantástica Cecilia Bartoli (O Turco em Italia; La Cenerentola; etc...).
    Até breve.
    Cerveira Pinto

    ResponderEliminar
  2. Caro Cerveira Pinto,

    Obrigado pelo seu comentário. Desconheço a versão que refere mas, considerando os intérpretes em causa, não me custa a acreditar que seja muito boa.

    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar