02/11/2005

Lugares #115

12 anos atrás entrava em vigor o Tratado de Maastricht, que instituiu a União Económica e Monetária e que, aparentemente, representou um grande salto qualitativo na integração europeia. Os saltos, mesmo os qualitativos, podem ser dados em várias direcções e objecto das mais variadas interpretações, mas como nós aqui no desNorte não tratamos de assuntos políticos, deixamos ao critério de cada um a avaliação dos saltinhos europeus. Não tratamos da coisa política mas tratámos de ir a Maastricht para conhecer minimamente tão famoso local, e deixamos aqui meia dúzia de fotos tiradas na altura.



As origens da cidade remontam aos tempos romanos e a sua importante posição estratégica, a sul da Holanda e muito perto da Bélgica e da Alemanha, fez com que ao longo da sua história fosse palco de várias lutas e alvo de diversos cercos, a rondar uma vintena!



A cidade orgulha-se dos seus quase 1500 monumentos e edifícios históricos. À falta de tempo para termos visto todos(!), vimos em mais detalhe a basílica de S. Servatius e a basílica medieval de Nossa Senhora. A Basílica de S. Servatius é a mais antiga igreja holandesa, construída no início do século II e inaugurada em 1039, enquanto a de Nossa Senhora data do século XI.




Internet

http://www.vvvmaastricht.nl/
http://www.sintservaas.nl/indexf.html
http://www.hotels-holland.com/info/Maastricht/history.htm
http://www.nluug.nl/events/sane2000/Maastricht/Maastricht.html

1 comentário: