16/11/2005

Lugares #116

Nos meados do século XII a cidade do Porto era um burgo de pequenas dimensões, apenas com algumas, poucas, habitações fora das apertadas muralhas. Uma parte delas ficava em Miragaia onde, 200 anos depois, a pesca e a construção naval representavam duas importantes actividades. Esta última tinha lugar na praia fluvial, há muito desaparecida. Era ainda nessa praia que os portuenses organizavam os seus mais importantes festejos.

No século XVI o Porto aparece constituído por 5 freguesias, sendo uma delas a de Miragaia. Curiosamente, a de Cedofeita aparece excluída por, aparentemente, ficar longe da cidade...

Na segunda metade do século XVIII a freguesia de Miragaia tem cerca de 1600 habitantes, sendo uma das menos populosas do Porto que, por essa altura, conta com um total de aproximadamente 35000 habitantes. Ainda hoje, aquilo que podemos designar por centro antigo, constituído por Miragaia, Vitória, e S. Nicolau, alberga menos de 10% da população portuense.




2 comentários:

  1. Parabéns por este Blog maravilhoso !!!. Já tive a liberdade de linkar no meu blog assim, sempre que possa, vou-me dar um saltinho para aqui. Um abraço e até já !

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela mensagem. A ligação recíproca foi entretanto adicionada.

    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar