23/11/2005

Lugares #117

As primeiras escavações arqueológicas efectuadas na Citânia de Sanfins tiveram lugar em 1895, tendo sido efectuadas sob a responsabilidade de Francisco Martins Sarmento (1833-1899), de quem já tivemos a oportunidade de falar neste postal.



Houve depois um hiato de vários anos sem que se tenha dado seguimento ao trabalho inicial, e apenas em 1944 as escavações recomeçaram, tendo continuado até aos finais do século XX. Pois há uns meses atrás, em vez de irmos a Paços de Ferreira procurar mobiliário para o futuro, fomos apreciar imobiliário do passado...



O povoado fortificado de Sanfins data da proto-história, tendo a ocupação durado até à idade média. Ocupa uma área de aproxidamente 15 hectares, sendo constituído por cerca de uma centena e meia de construções, na sua maioria circulares.



No sopé do povoado encontra-se a zona de banhos, que permitia não só tomar banhos de água fria a partir da nascente que a abastecia, como banhos de vapor, possíveis pelo forno lá construído para esse efeito. A Citânia de Sanfins é candidata ao estatuto de Património Mundial.


Internet

http://www.csarmento.uminho.pt/docs/nephl/citania/citania_de_briteiros.pdf
http://www.monumentos.pt/scripts/zope.pcgi/ipa/pages/ficha_ipa?nipa=1309150003
http://www.icicom.up.pt/blog/rosadosventos/2004/10/28/citania_de_sanfins.html
http://www.gd4caminhos.com/content/view/135/167/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cit%C3%A2nia_de_Briteiros

Sem comentários:

Enviar um comentário