10/12/2005

DVDs #8: Giacomo Puccini (1858-1924), La Fanciulla del West

Há um ano atrás andavam uns (des)governantes à procura do ouro salvador que fizesse com que o défice do nosso país não ultrapassasse a fasquia dos malfadados 3% do PIB. Muitos anos antes, em 1910, e neste preciso dia, estreava a ópera La Fanciulla del West, do compositor italiano Giacomo Puccini.



E que diabo tem uma coisa a ver com a outra, perguntarão?! É que a acção desta ópera passa-se em meados do século XIX, na Califórnia, na época da corrida ao ouro. Andavam todos atrás do mesmo, só que os indígenas lusitanos encontraram-no na CGD...



De uma forma resumida pode-se dizer que Minnie (Mara Zampieri) por quem todos se batiam (as senhoras escasseavam...), apaixona-se perdidamente por Dick Johnson, de seu nome verdadeiro Ramerrez (Plácido Domingo), um fora-da-lei inevitavelmente perseguido pelo sheriff Jack Rance (Juan Pons) e seus acólitos. Ramerrez acabaria ferido e detido, safando-se apenas por Minnie ter convencido Rance a aceitar que o seu destino fosse decidido num jogo de poker. Minnie jogou, fez batota e ganhou! Algumas peripécias depois e lá foram os amantes à sua vida, saudados pelos mineiros já saudosos... Óptimas audições!


DVD



Giacomo Puccini
La Fanciulla del West
Minnie
- Mara Zampieri
Jack Rance - Juan Pons
Dick Johnson (Ramerrez) - Plácido Domingo
Nick - Sergio Bertocchi
Billy Jackrabbit - Aldo Bramante
Wowkle - Nella Verri
Jake Wallace - Marco Chingari
José Castro - Claudio Giombi
Orchestra and Chorus of Teatro alla Scala
Lorin Maazel
Stage director - Jonathan Miller
Opus Arte OA LS3004 D


Internet

http://www.marazampieri.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário