14/01/2006

Concertos #32

Entre uma semana passada na frescura dos Países Baixos e o início da próxima, a ser passado em Munique, onde as previsões apontam para uma temperatura máxima de 3ºC (...), nada como voltar às andanças musicais para promover o degelo e aquecer o espírito. E grande escolha fizemos, digo-o sem hesitações, ao optar por um recital que vai juntar esta noite um grande músico português, o pianista Artur Pizarro, o violinista francês Raphaël Oleg e a violoncelista britânica Josephine Knight.

Em Julho do ano passado tivemos a oportunidade de, por 2 vezes, ouvir Artur Pizarro na Casa da Música, conforme referimos aqui e aqui. A novidade de hoje reside no facto de ele se apresentar com o seu trio, oportunamente apelidado de Artur Pizarro Piano Trio.

A poucos dias da celebração do 250º aniversário do seu nascimento teremos, a abrir, um Trio de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), o K502. O trio foi terminado em Novembro de 1786, numa altura da vida em que o compositor procurava incessantemente obter receitas, fundamentais para fazer face às avultadas despesas. Na ausência de encomendas para óperas (que, todavia, chegariam pouco depois), Mozart escreveu vários Concertos para Piano, entre os quais o Nº25, K503, a Sinfonia Nº38 "Praga", K504, ambas as obras terminadas poucos dias depois do referido Trio, bem como diversas peças de música de câmara.

Do menu fazem ainda parte obras de
Franz Schubert (1797-1828), Frank Bridge (1879-1941) e Sergei Rachmaninov (1873-1943), 3 compositores de que por aqui já se falou (alguém anda a ler este blogue...):

Wolfgang Amadeus Mozart
Trio em si bemol maior, K502.
Franz Schubert
Nocturno em mi bemol maior, D897.
Frank Bridge
Trio fantasia Nº1 em dó menor.
Sergei Rachmaninov
Trio Nº2 em ré menor.
Artur Pizarro Piano Trio


Internet

Mozart:
the Mozart Project / Wolfgang Mozart / Wikipedia
Schubert:
Classical Music Pages / Classical Net
Bridge:
Frank Bridge / Wikipedia
Rachmaninov:
Rachmaninoff.co.uk / Classical Net / bbc.co.uk

Artur Pizarro:
Calouste Gulbenkian Foundation / Artur Pizarro / bbc.co.uk


Adenda

Afinal o programa não teve muito a ver com aquele que a Casa da Música tinha anteriormente anunciado, pelo que podem esquecer tudo aquilo que sobre ele escrevi! Na sua versão final ficou assim:

Frank Bridge
Trio-Fantasia Nº1 em dó menor, H79.
Robert Schumann
Trio em fá menor, Op.80.
Sergei Rachmaninov
Trio Elegíaco Nº2 em ré menor, Op.9.
Artur Pizarro Piano Trio

A composição do Trio de Artur Pizarro manteve-se inalterável...

Sem comentários:

Enviar um comentário