06/02/2006

CDs #69: Liszt, Piano Sonata in B minor, Claudio Arrau

Não será grande exagero afirmar que Franz Liszt (1811-1886) criou a moderna técnica do piano. Há muitos anos, aliás, um insuspeito Camille Saint-Saëns (1835-1921) chegou mesmo a dizer:

"A l'encontre de Beethoven méprisant les fatalités de la physiologie et imposant aux doigts contrariés et surmenés sa volonté tyrannique, Liszt les prend et les exerce dans leur nature, de manière à obtenir, sans les violenter, le maximum d'effet qu'ils sont susceptibles de produire".

Curiosa, esta comparação efectuada por Saint-Saëns, se nos lembrarmos que foi Liszt quem andou por meio mundo a exibir os dotes de virtuoso do piano para arranjar dinheiro para erguer um monumento a Beethoven em Bona...

A música de Liszt influenciou compositores como Bartók, Busoni, Debussy, Schoenberg e Wagner, para referir apenas alguns (dos mais relevantes). Naturalmente que as peças para piano, largamente maioritárias na sua obra, têm um destaque particular. E um fraquinho particular tenho eu pela Sonata em si menor, já anteriormente referida por estas bandas a propósito de um outro disco. Extraordinário é o facto desta obra fundamental do repertório pianístico, terminada em Fevereiro de 1853, tenho sido estreada apenas em Julho... de 1857, por Hans von Bülow (1830-1894). O mesmo que estreou o Concerto para Piano Nº2 de Tchaikovsky (1840-1893) e que, já morto, inspirou Gustav Mahler (1860-1911) a terminar a Sinfonia Nº2...

Em 1980 o pianista chileno Claudio Arrau
(1903-1991), nascido passam hoje 103 anos, recebeu a medalha Hans von Bülow, atribuída pela Orquestra Filarmónica de Berlim. Virtuoso do piano, especialmente brilhante em Beethoven, salientou-se igualmente no repertório romântico e, em particular, na música de Liszt. Que enche por completo o (extraordinário) disco aqui hoje trazido, gravado entre 1969 e 1970, e reeditado pela Philips em 2001 inserido na colecção 50 Great Recordings. Grandes gravações, grandes audições!!!



Franz Liszt
Sonata in B minor. Bénédiction de Dieu dans la solitude.
Zwei Konzertetüden. Vallée d'Obermann (from Années de pèlerinage).
Claudio Arrau (piano)
Philips 464 713-2


Internet

Franz Liszt: The Franz Liszt Site
/ Classical Music Pages / Franz Joseph Liszt
Claudio Arrau: Princeton.edu
/ Site officiel / Grandes Biografías de la Historia de Chile

Sem comentários:

Enviar um comentário