03/02/2006

Lugares #122

À semelhança do que acontece com o relógio astronómico da Praça da Cidade Velha, em Praga, de que aqui certamente falarei um dia, a maior atracção da praça mais emblemática de Munique, a Marienplatz, é um relógio, habitante da Neues Rathaus, ou Nova Câmara Municipal.

No mês passado, tendo ido a Munique, uma cidade para mim totalmente desconhecida, não perdi a oportunidade de por lá vaguear um pouco e, devidamente aconselhado, iniciei a passeata pela referida praça.

Desconheço se, à altura da sua inauguração, em 1909, ao relógio eram impostos os mesmos horários rigorosos de hoje, em que as 32 estatuetas de cobre que possui apenas dançam às 11 horas da manhã, a que, entre Maio e Outubro, se adicionam mais dois bailaricos, um ao meio-dia e o outro às 5 da tarde. Atendendo ao facto de apenas ter passado uma fria tarde de Janeiro em Munique...

Resta acrescentar, para as mentes mais curiosas, que os bonecos bailarinos dividem-se por dois andares, assinalando dois acontecimentos distintos: os do 1º andar representam o torneio levado a efeito aquando do casamento de Guilherme V, Duque da Bavária (1548-1626); os do rés-do-chão celebram efusivamente o fim da peste, que dizimou a cidade entre 1515 e 1517.


Internet

Munich / City Panoramas / Places of general interest

Sem comentários:

Enviar um comentário