30/03/2006

Sinfonias #12: Sinfonia da Requiem, de Britten

O compositor inglês Frank Bridge (1879-1941) teve uma importância decisiva na formação do jovem Benjamin Britten (1913-1976). Numa primeira fase, sem culpa directa de Bridge que, quando em 1924, no Festival de Norwich, dirigiu a sua suite The Sea, contou com um fascinado Britten na assistência. A cena repetiu-se 3 anos depois: o mesmo festival, o mesmo maestro, o mesmo jovem maravilhado; apenas a obra mudou, pois dessa vez Bridge dirigiu Winter Spring.

Britten, na altura já um muito razoável pianista, tornar-se-ia então aluno de Bridge, estudando composição e recebendo ainda lições de pacifismo... Dali sairia um anti-militarista militante que, entre 1939 e 1942, chegou mesmo a exilar-se nos Estados Unidos para não ser forçado a colaborar no esforço de guerra. Longe da vista mas perto do coração, foi durante a estadia do outro lado do Atlântico que Britten compôs a Sinfonia da Requiem.

Estreada há 65 anos, a obra teve um parto algo atribulado e um início de vida de certa forma inesperado. Escrita por encomenda do governo japonês para assinalar o 2600º aniversário da fundação dinástica do micado, que é o mais antigo título usado pelo imperador do Japão, as referências à liturgia romana que continha fizeram com que os japoneses recusassem-se a tocá-la e a estreia, em vez de ter lugar no país do sol nascente, acabou por acontecer no Carnegie Hall. A obra, composta em 1940, é então fruto dos momentos trágicos por que passava a Inglaterra. Sem texto litúrgico de base, foi concebida como uma missa puramente orquestral, e dedicada à memória dos pais do compositor.


CDs



Benjamin Britten
Sinfonia da Requiem, Op.20. The Young Person's Guide to the Orchestra, Op.34.
Edward Elgar
In the South, "Alassio", Op.50.
William Walton
Partita.
BBC Symphony Orchestra
John Barbirolli
BBC Legends BBCL4013-2

A Tribute to Rafael Kubelik II.
Antonín Dvorák
Symphony No.8 in G major, Op.88.
Richard Wagner
Tristan and Isolde - Prelude; Liebestod.
Rafael Kubelik
Sequences for Orchestra.
Wolfgang Amadeus Mozart
Masonic Funeral Music, K477.
Maurice Ravel
Le Tombeau de Couperin.
Benjamin Britten
Sinfonia da Requiem, Op.20.
William Walton
Belshazzar's Feast.
Nelson Leonard (barítono)
University of Illinois Choir and Men's Glee Club
University of Illinois Women's Glee Club
University of Illinois Brass Bands
Chicago Symphony Orchestra
Rafael Kubelik
CSO #7544


Internet

Benjamin Britten
(Edward) Benjamin Britten
/ Naxos.com / Classical Music Pages / Wikipedia

Frank Bridge
Frank Bridge / Wikipedia / Classical Net

Sem comentários:

Enviar um comentário