04/04/2006

CDs #78: Berio, Sinfonia, Ekphrasis

A dada altura da sua vida, o compositor italiano Luciano Berio (1925-2003) afirmou o seguinte: "Creio que é preciso viver no espírito do fim da Renascença e dos alvores do barroco, viver no espírito de Monteverdi, que inventou a música para os três séculos seguintes". (1)

Para os mais dados aos preciosismos, é sempre possível fazer as contas e concluir de imediato que os referidos 300 anos cobririam o período musical que vai até meados do século passado.

Coerente com este princípio, Berio fez várias vezes uso de obras de outros compositores, sendo a 3ª parte da sua Sinfonia um caso exemplar. Nela Berio cita livremente o scherzo da Segunda Sinfonia de Gustav Mahler (1860-1911) e, de caminho, sempre se foi lembrando de Bach, Beethoven, Debussy, Ravel e Strauss, para nomear apenas alguns...

O assassínio de Martin Luther King, no dia 4 de Abril de 1968, levou a que a 2ª parte da sinfonia, em que Berio trabalhava na altura, tivesse um rumo inesperado. Acabou por ser dedicada à memória do pastor evangélico, salientando-se as vozes que se limitam a pronunciar o seu nome. Berio viria a editar separadamente esta 2ª parte, sob o título de O King.

Os andamentos que abrem e fecham esta sinfonia para 8 vozes e orquestra baseiam-se em material extraído do livro Le Cru et le Cuit, do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss (1908-). Lévi-Strauss foi mais um dos que teve que atravessar o Atlântico por alturas da II Grande Guerra. Já o tinha feito anteriormente, com destino ao Brasil. Em trabalho. Voltou a fazê-lo mais tarde, rumo a Nova Iorque. Era judeu...



Luciano Berio
Sinfonia. Ekphrasis.
Ann de Renais, Wendy Nieper (sopranos),
Judith Rees, Carol Canning (meios-sopranos),
Philip Sheffield, Michael Robinson (tenores),
Mark Williams (barítono), Patrick Ardagh Walter (baixo)
London Voices
Gothenburg Symphony Orchestra
Peter Eötvös
Deutsche Grammophon 477 5380
(2004)


Internet

Luciano Berio
The Living Composers Projects
/ Biografia 1 / Biografia 2

Martin Luther King
Nobelprize.org
/ Martinlutherking.org / The King Center


Referências

(1) Guia da Música Sinfónica, de François-René Tranchefort

Sem comentários:

Enviar um comentário