27/05/2006

SACDs #7: Gustav Mahler, Symphony No.6

A 6ª Sinfonia de Gustav Mahler (1860-1911) é a mais clássica de todas deste compositor. Estruturada em 4 movimentos, o primeiro dos quais dividido em exposição, desenvolvimento e recapitulação, termina na tonalidade do início, lá menor, o que faz dela, simultaneamente, a mais trágica de todas.


Gustav Mahler

E isto não deixa de ser curioso, dado que a altura em que ela foi composta, por volta do Verão de 1904, coincidiu com um período assaz feliz na vida de Mahler. A estreia desta sinfonia aconteceu há exactamente 100 anos, com o próprio Mahler à frente da orquestra.

Uma das maiores atracções deste disco reside no maestro, o italiano Claudio Abbado (1933-).


Claudio Abbado

Depois de ter estado à frente da Orquestra Filarmónica de Berlim durante cerca de 12 anos, entre 1989 e 2002, onde nem sempre foi entendido e admirado como merecia (minha opinião...), regressou em 2004 para uma série de concertos onde Mahler foi o convidado de honra. Ironia do destino, desta vez foi recebido com uma catadupa de elogios, encimada por um "regresso do anterior rei"...




Gustav Mahler
Symphony No.6.
Berliner Philharmoniker
Claudio Abbado
Deutsche Grammophon 477 5684
(2004)


Postais anteriores sobre sinfonias de Mahler:

Sinfonia Nº3
Sinfonia Nº4
Sinfonia Nº5
Sinfonia Nº5
Sinfonia Nº7
Sinfonia Nº8


Internet

Claudio Abbado:
Biografia 1 / Biografia 2 / Biografia 3
Gustav Mahler:
Komponierhäuschen / International Gustav Mahler Society

3 comentários:

  1. Mais um excelente Post, com a qualidade habitual e muito própria.

    Sei que vai parecer um abuso,para além de não ser, talvez, ao teu estilo, mas gostaria de te perguntar se por acaso tens o tema da Arianna Savall "Els_Ulls".
    É que adoro essa música, já a tive no meu pc, mas tive um problema técnico que me "apagou" tudo o que tinha nele e tive de refazer a partir do zero, os meus arquivos. As músicas que tinha compiladas e guardadas, desapareceram-me todas.
    Será pedir-te muito veres se possuis essa música?

    Um abraço e boa semana ;)

    ResponderEliminar
  2. Cara OM,

    Pois é, não tenho nem conheço o tema em causa. O meu conhecimento da Arianna Savall resulta da participação dela nos discos do marido. E fica por aí... Lamento não poder ajudar.

    Votos de uma excelente semana (e bom jantar um dia destes no Nordeste Transmontano...).

    HVA

    ResponderEliminar
  3. Fico agradecida na mesma...;) Já consegui colocar uma música dela, no meu Blog (não era a que queria, mas eu sou "teimosa"eheh)...

    Ah... não é jantar... é almoço ...
    deixo o link se tiver interesse em se inscrever...

    http://www.porto.letrascomgarfos.net/

    Um abraço e boa semana ;)

    ResponderEliminar