05/08/2006

Compositores #67: George Butterworth (1885-1916)

Voltamos hoje aos compositores menos conhecidos, desta vez para, no 90º aniversário da sua trágica morte, falarmos do inglês George Butterworth. Que, aquando das primeiras escaramuças da 1ª Guerra Mundial decidiu alistar-se, vindo a ser morto por um atirador furtivo cerca de 2 anos depois, no dia 5 de Agosto de 1916.

Butterworth foi um bravo combatente, tendo sido postumamente distinguido com a Cruz Militar o que, entre outras coisas, faz com que encontremos a sua biografia quer em livros sobre música quer em livros sobre assuntos militares, em particular naqueles que se debruçam sobre a 1ª Grande Guerra.

Quando aqui trouxemos o igualmente compositor inglês Ralph Vaughan Williams (1872-1958), primeiro a propósito de um CD com a sua 4ª Sinfonia
, depois na passagem dos 63 anos sobre a estreia da Sinfonia Nº5, referimos o facto de ele ter estado também envolvido nas operações da 1ª Guerra Mundial, e de a 5ª Sinfonia reflectir os tempos que se viviam, ou não tivesse sido escrita em pleno desenrolar do conflito mundial que se seguiu. Pois Butterworth e Vaughan Williams foram grandes amigos, tendo efectuado em conjunto diversas recolhas de música folclórica. Haverá certamente no futuro outras oportunidades para exemplificar o quão importante e frutuosa foi a colaboração entre ambos.

Butterworth não deixou muitas obras: nunca foi um compositor prolífico, morreu muito jovem e, além disso, destruiu uma boa parte das partituras antes de ir para a guerra, por "não as achar merecedores de lhe sobreviverem". Sobraram algumas obras orquestrais, como Two English Idylls, de 1911, A Shropshire Lad, de 1912, e The Banks of Green Willow, de 1913, e 3 ciclos de canções, dois dos quais musicando poemas de Alfred Edward Housman (1859-1936).


CDs



George Butterworth
The Banks of Green Willow.
Ralph Vaughan Williams
A London Symphony.
London Symphony Orchestra
Richard Hickox
Chandos CHAN9902
(2000)

The Barbirolli English Music Album
George Butterworth

A Shropshire Lad.
+ obras de Bax, Ireland, Vaughan Williams, Elgar, Purcell.
Hallé Choir
Hallé Orchestra
John Barbirolli
Dutton Laboratories CDSJB1022


Internet

George Butterworth
FirstWorldWar.com
/ Wikipedia / Catalogue of Songs

Sem comentários:

Enviar um comentário