27/08/2006

Lugares #142

No século IX foi fundada pelo príncipe Borijov, no alto de um rochedo, a cidadela principesca, que mais tarde viria a tornar-se no castelo dos reis checos. Inicialmente rodeado por paliçadas, apenas em meados do século XI seriam construídas as muralhas de pedra, por ordem do príncipe Bretislav I.

No interior das muralhas do castelo encontram-se, entre outros edifícios, três igrejas, um mosteiro e um palácio. Este último, o Palácio Real ou Kralovský Palác, foi a sede dos príncipes da Boémia desde que as referidas muralhas de pedra foram construídas, e até ao século XVI. Tal como o castelo propriamente dito, também o palácio real foi sendo alvo de modificações e adições ao longo dos séculos.

As caves da estrutura actual correspondem ao palácio românico inicialmente construído por Sobeslav I, na primeira metade do século XII. Mais tarde, outros dois palácios foram adicionados, mandados construir por Premysl Otakar II e Carlos IV. Para completar o ramalhete, Vladislau Jagelão dedidiu adicionar-lhe mais um andar, para lá criar um salão a que, convenientemente, deu o nome de... Salão Vladislau. O arquitecto contratado para fazer o serviço, Benedikt Ried, aproveitou para combinar o gótico tardio com elementos renascentistas.

Ainda dentro dos domínios do palácio encontra-se uma igreja, a de Todos-os-Santos, construída no século XII, consagrada em 1185, e totalmente refeita uns séculos mais tarde, após ter sido quase destruída por completo por um incêndio em 1541.




Internet

Prague - Old Royal Palace / The Old Royal Palace

1 comentário:

  1. Música, conhecimento, lugares, sentimento ...que bom visitar este lugar e perder os olhos e a alma.
    Obg

    ResponderEliminar