14/09/2006

Quartetos de Cordas #4: Quarteto de Cordas Nº12, de Shostakovich

O compositor russo Dmitri Shostakovich (1906-1975) compôs, além de outras obras, 15 sinfonias e 15 quartetos de cordas, e que são dos mais importantes do género que foram escritos no século XX. Os Quartetos Nºs 11, 12, 13 e 14 foram destinados ao, e estreados pelo, Quarteto Beethoven. Cada um deles foi dedicado a um dos membros desse agrupamento, e a quem é dada a honra do papel principal.

Refira-se ainda que os últimos 4 Quartetos, dos Nºs 12 a 15, são geralmente vistos como um grupo. Por, nomeadamente, partilharem o uso de técnicas de composição mais avançadas, como a utilização dos 12 meios-tons da escala cromática. Utilizados intermitentemente, contudo, o que leva muito boa gente a considerar o Quarteto de Cordas Nº12 como uma obra atonal e outros, igualmente bem intencionados, a achar que ele está bem longe disso.

À altura da sua composição Shostakovich padecia de problemas de saúde, e deste quarteto transpira um ambiente pesado, comum, aliás, a várias outras obras do mesmo período. O contraste chega no fim, assaz triunfante, como se à falta de alento sucedesse uma crença absoluta na chegada de melhores dias. Será que estes vieram mesmo?!

A estreia do Quarteto de Cordas Nº12 teve lugar em Leninegrado no dia 14 de Setembro de 1968.


CDs




Dmitri Shostakovich
String Quartets - No.2, Op.68; No.3, Op.73; No.7, Op.108;
No.8, Op.110 & No.12, Op.133.
Borodin Quartet
Virgin Classics
VC5 61630-2

Dmitri Shostakovich
String Quartets (complete).
Emerson Quartet
Deutsche Grammophon 463 284-2

Dmitri Shostakovich
String Quartets 1-13.
Borodin Quartet
Chandos CHAN10064H


Internet

Dmitri Shostakovich
Classical Music Pages / Wikipedia / BBC / Compositions by Dmitri Shostakovich

4 comentários:

  1. As leituras aqui no blog são sempre um prazer e um enriquecimento.
    Shostakovich é um dos meus compositores preferidos, as suas sinfonias e os quartetos de cordas são fantásticos.

    ResponderEliminar
  2. Existe do mesmo compositor um Hino à Guerra, consegue identificar-me qual a obra?

    ResponderEliminar
  3. Não sei exactamente a que obra se referirá. Sabe que Shostakovich viu-se frequentemente constrangido pelas autoridades soviéticas, chegando a alterar o curso de algumas das obras por forma a evitar maiores sarilhos. Entre 1941 e 1945 escreveu 3 sinfonias, vulgarmente designadas como "sinfonias da guerra". A 7ª, Leninegrado, é um hino aos heróicos defensores dessa cidade contra o invasor nazi; a 8ª, Estalinegrado, mais sombria, reflecte a destruição e a dor provocadas pela guerra; e a 9ª, escrita já depois da derrota de Hitler, é bem mais 'ligeira', tendo provocado a fúria de Estaline, que esperava uma sinfonia 'apoteótica'.

    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar
  4. Caro x2005,

    Obrigado. Faço votos para que o fim Do Início esteja bem longe!


    Saudações,

    HVA

    ResponderEliminar